Publicado em 16/03/2022 16h04

Sem o embarque de fertilizantes russos, o Brasil pode enfrentar desafios

Estima-se que o Brasil ainda tem três meses de estoque do produto; o fundamental é ter o suficiente plantar a próxima safra de verão, indica consultor de negócios.
Por: Estadão Conteúdo

Uma ruptura no fornecimento de fertilizantes por parte da Rússia traria grande dificuldade na substituição da oferta, disse Carlos Heredia, consultor de negócios em suprimentos e fertilizantes, em webinar realizado nesta terça-feira (15/03). 

"Primeiro, não sabemos se vai ter realmente uma ruptura, se vamos ficar sem o embarque da Rússia. Não existindo embarque da Rússia, a capacidade de a curto prazo substituir todo o volume é um desafio muito grande", afirmou. "Já vivemos um sistema um tanto estressado de oferta e demanda". Heredia assinalou que o Canadá tem minas de potássio fechadas, mas ponderou que o prazo para reabri-las não é "de uma semana nem de um mês".

O consultor reforçou que o Brasil tem em torno de três meses de estoque de fertilizantes e que os fluxos de importação não foram interrompidos. Para Heredia, o fundamental é ter os adubos a tempo de plantar a próxima safra de verão. "O importante é que a gente tenha uma solução em que se tenha um casamento entre o fornecimento dos fertilizantes e a demanda que existe no mercado.

"Para Valter Casarin, coordenador científico da Nutrientes pela Vida, as reservas de fertilizantes no País são da ordem de 3 a 5 meses. "Continuam chegando fertilizantes. Em fevereiro chegou fertilizante da própria Rússia no Brasil", afirmou no mesmo evento. "Esse abastecimento do Brasil pode até ser um pouquinho além de cinco meses. Muitos grupos produtores no Brasil têm já fertilizante comprado para a próxima safra."

Casarin destacou ainda que a agricultura brasileira é tecnificada, e os produtores têm reservas no solo. "Chovendo regularmente, não tenho dúvida de que o Brasil quebra novo recorde de produção. Temos gordura boa para queimar até que tudo isso se normalize."