Publicado em 18/05/2022 21h14

Cientistas cultivam plantas usando solo lunar

Os pesquisadores usaram apenas 12 gramas de solo lunar.

Pela primeira vez, os cientistas cultivaram plantas em alguns gramas de solo lunar coletado décadas atrás pelos astronautas da Apollo. Esse sucesso alimenta a esperança de que um dia as plantas possam ser cultivadas diretamente na  Lua , poupando os futuros exploradores de inúmeras e caras cargas a bordo de seus foguetes para missões mais longas e distantes.

Ainda há muito trabalho a ser feito antes de alcançá-lo, no entanto, mostra o trabalho de pesquisadores da Universidade da Flórida, publicado esta quinta-feira na revista Communications Biology. “Esta pesquisa é crucial para os objetivos de exploração humana de longo prazo da  NASA ”  , disse o chefe da NASA, Bill Nelson, em comunicado. “Teremos que usar recursos na  Lua  e  em Marte  para desenvolver fontes de alimentos para futuros astronautas que vivem no espaço profundo”.

Para o experimento, os pesquisadores usaram apenas 12 gramas de solo lunar (algumas colheres de chá), coletadas em diferentes locais da  Lua  durante as missões Apollo 11, 12 e 17. Em pequenos vasos do tamanho de um dedal, eles colocaram cerca de um grama de solo (conhecido como regolito), adicionaram água e depois as sementes.

“As plantas ajudaram a estabelecer que as amostras de solo trazidas da Lua não abrigavam patógenos ou outros componentes desconhecidos que possam a vida terrestre, mas essas plantas foram apenas colocadas em contato com o regolito lunar e nunca foram realmente cultivadas nele”, disse a coautora do estudo, Anna-Lisa Paul, professora pesquisadora de ciências hortícolas no Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida (UF).