Publicado em 19/05/2022 15h33

Rússia espera exportar mais trigo da próxima safra

“O objetivo estratégico da Rússia agora é garantir exportações ininterruptas".
Por: Leonardo Gottems

A Rússia exportará mais trigo na nova temporada de comercialização de julho a junho devido a uma grande colheita e estoque, informou a Reuters , citando a consultoria IKAR. A Rússia limita suas exportações com impostos e cotas desde 2021, na esperança de desacelerar a inflação doméstica de alimentos.

O país pode exportar 39 milhões de toneladas de trigo em 2022-23, disse Dmitry Rylko, chefe do IKAR, durante uma conferência em Genebra. As exportações na atual campanha comercial devem atingir 32 milhões a 32,5 milhões de toneladas. Uma estimativa conservadora para a safra de trigo de 2022 é de 85 milhões de toneladas, disse ele.

A Sovecon, outra consultoria agrícola em Moscou, elevou sua previsão para a safra de trigo da Rússia em 1,2 milhão de toneladas para um novo recorde de 88,6 milhões de toneladas. A Sovecon estimou as exportações de trigo da Rússia em 2022-23 em 41 milhões de toneladas no início de maio. Ele estima que os suprimentos da Rússia serão responsáveis por mais de 20% do comércio global de trigo de 2022-23.

Questionado sobre a possibilidade de uma proibição de exportação da Rússia na conferência, Rylko disse que era muito improvável, já que o país teria uma grande safra e estoques de passagem recorde. “O objetivo estratégico da Rússia agora é garantir exportações ininterruptas do que pode ser uma colheita massiva”, disse Rylko. Os portos ucranianos do Mar Negro continuam bloqueados, limitando suas exportações, devido à invasão russa da nação em fevereiro. As informações foram divulgadas pelo portal norte-americano World Grain.