Publicado em 27/05/2022 09h58

Canadá pede para agricultores plantarem mais grãos

A Ucrânia e a Rússia exportam um quarto do trigo do mundo.
Por: Leonardo Gottems

O governo canadense está pedindo aos agricultores que aumentem a produção de trigo, cevada e outros grãos este ano em resposta aos problemas globais de insegurança alimentar causados pela guerra da Rússia na Ucrânia. Mas os agricultores agora no meio do planejamento ou plantio de suas colheitas estão alertando que as condições climáticas, o alto preço dos fertilizantes, a disponibilidade de sementes e a escassez de mão de obra estão causando estragos nas melhores intenções de todos.

Keith Currie, executivo sênior da Federação Canadense de Agricultura, disse que o clima predominante entre os agricultores canadenses é de “esperança e preocupação”. Os agricultores são “eternos otimistas”, disse ele. “Vamos tentar aumentar a oferta porque sabemos que parte do nosso trabalho não é apenas cultivar alimentos para os canadenses, mas alimentar o mundo.”

No entanto, Currie, que cultiva milho, soja e trigo perto de Collingwood, Ontário, diz que os custos mais altos dos “insumos” que os agricultores usam “terão um enorme impacto em nossos resultados”.

A Ucrânia e a Rússia exportam um quarto do trigo do mundo. A Rússia também é um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes nitrogenados. No entanto, três meses após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o conflito restringiu a produção e as exportações de alimentos ucranianos e levou o Ocidente a impor sanções incapacitantes às exportações russas, particularmente petróleo e gás.

Isso levou a preços mais altos de energia nos mercados mundiais e preços mais altos para commodities como trigo e cevada. Em um aspecto, torna mais atraente para os agricultores canadenses aumentar a produção de trigo em particular. Mas os custos mais altos de fertilizantes, sementes e óleo diesel significam que os agricultores precisam fazer cálculos complexos.