Publicado em 20/10/2014 13h46

Centro-Oeste segue com chuvas isoladas devido ao calor

Na terça, dia 21, frente fria que está no Sudeste migra para o Nordeste; confira a previsão do tempo para todas as regiões do país
Por: Canal Rural

aguachuva

Região Sudeste

A partir desta terça, dia 21, uma frente fria que está no Sudeste avança em direção ao sul da Bahia e provoca chuva agora no oeste e no centro-norte de Minas Gerais, além do norte do Espírito Santo. Este sistema ainda deixa muitas nuvens na faixa leste, com risco para chuva fraca entre o sul do Rio e o Espírito Santo. Já no leste paulista, mesmo com a grande quantidade de nuvens, não há chance para pancadas de chuva. No Triângulo Mineiro, no centro-oeste e no norte de São Paulo as nuvens se dissipam e o sol predomina no decorrer de todo o dia. Por causa dos ventos que sopram do quadrante sul as temperaturas do amanhecer diminuem no sul de São Paulo e de Minas. E no decorrer do dia as temperaturas não se elevam tanto como nos dias anteriores, mas faz calor apenas no Triângulo Mineiro e no norte de Minas. As temperaturas ficam mais amenas na faixa leste do Sudeste.

Na quarta, dia 22, a frente fria que estava no Sudeste agora está no Sul da Bahia, mas ainda deixa muitas nuvens espalhadas pelo interior de Minas Gerais. Apesar da nebulosidade, não há mais previsão para pancadas de chuva. Os outros Estados têm predomínio de tempo aberto, com a presença do sol. O ar mais frio avança mais pelo interior do Estado de São Paulo e deixa as temperaturas baixas nas primeiras horas da manhã. Além disso, faz frio também no Sul de Minas. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas não se elevam tanto no decorrer do dia e só faz calor intenso no Triângulo Mineiro. Com as temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar fica abaixo do dia, mas não chega a atingir valores críticos.

Na quinta, dia 23, um ar mais seco predomina sobre o Sudeste e garante um dia com predomínio de sol. Apenas no sul do Estado de São Paulo é que a nebulosidade é maior devido a um novo sistema que está na Região Sul e que volta a trazer instabilidades para o Sudeste. O ar frio avança ainda mais pelo interior da Região e agora o frio do amanhecer será registrado também em cidades da área central de Minas, no oeste do Rio de Janeiro, além do sul do Espírito Santo. Este ar mais frio influencia o tempo também no decorrer do dia e impede que as temperaturas subam. O calor continua apenas no norte paulista e no Triângulo Mineiro.

Região Sul

Nesta terça, a frente fria se afasta do Sul do País e apenas a nebulosidade permanece no norte de Santa Catarina e no Paraná. Apesar da grande quantidade de nuvens, não há previsão para pancadas de chuva nestas áreas. As outras regiões do Sul seguem com o tempo mais firme a presença do sol. A temperatura mínima diminui no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e o dia começa com temperatura na casa dos 12°C. Por causa de um ar mais frio, as temperaturas não se elevam no decorrer do dia, inclusive com sensação de frio na faixa leste catarinense. As temperaturas ficam mais agradáveis apenas no norte paranaense.

Na quarta, dia 21, uma massa de ar seco continua sobre o Sul do país, o que garante um dia com sol em todos os Estados da região. O ar frio avança em direção ao interior dos Estados e o dia começa com temperaturas baixas também no interior do Paraná. Agora na parte da tarde as temperaturas se elevam principalmente no leste catarinense, onde no dia anterior a sensação era de frio, agora as temperaturas oscilam em torno dos 24°C. O dia será bem seco e a umidade do ar fica baixa na região da Campanha Gaúcha e no norte do Paraná.

Na quinta, novas áreas de instabilidade que estão se formando na Argentina trazem o aumento da nebulosidade para todos os Estados do Sul do país. O dia será nublado, principalmente no oeste gaúcho. As temperaturas do amanhecer seguem baixas entre Santa Catarina e o interior do Paraná. Apesar da sensação de frio pela manhã, as temperaturas sobem no decorrer do dia e faz calor, principalmente no norte do Paraná e no oeste do Rio Grande do Sul.

Região Centro-Oeste

Na terça, dia 21, as chuvas rápidas e isoladas, associadas ao calor e a umidade, seguem espalhadas pelos três Estados da região e DF. Elas estão previstas para ocorrerem no final de uma tarde que promete ser quente.

Nesta quarta, as instabilidades continuam sobre o Centro-Oeste e provocam chuva em Goiás e no Mato Grosso. Agora no Mato Grosso do Sul a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, mas a chuva que acontece é mais isolada. As temperaturas continuam elevadas durante a tarde. A máxima passa dos 36°C em todo Mato Grosso e também no norte do Mato Grosso do Sul. Faz calor no sul de Goiás, mas as temperaturas não atingem valores tão extremos e oscilam em torno dos 33°C. Apesar de baixa, a umidade relativa do ar só atinge valores críticos no interior do Mato Grosso.

As áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela umidade alta continuam influenciando o tempo no Mato Grosso e em Goiás, nesta quinta, dia 23. Há previsão para pancadas de chuva no decorrer do dia, mas principalmente entre a tarde a noite. E no Mato Grosso do Sul a nebulosidade é intensa, mas a chuva acontece de maneira mais isolada. O calor continua e as temperaturas seguem bem elevadas.

Região Nordeste

Uma frente fria alcança o litoral sul da Bahia e provoca chuvas fortes na região. As temperaturas caem. Também chove - mas de forma isolada, rápida e apenas entre o final da tarde e começo da noite - no oeste baiano, Piauí e Maranhão. Faz calor.

Na quarta, áreas de instabilidade ainda atuam sobre o Maranhão, o Piauí, o oeste e o sul da Bahia. Há previsão para pancadas de chuva nestas áreas, além da faixa que vai desde o Pernambuco até o Ceará. O dia começa com calor no interior da Região e as temperaturas se elevam bastante até o fim da tarde. A máxima passa dos 35°C na parte mais ao norte da região. Os dias seguintes repetem este padrão de tempo no Nordeste.

Região Norte

Nesta terça, as áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela umidade alta provocam pancadas de chuva em toda região. Os maiores acumulados são esperados na região sul do Amazonas. As outras áreas no Norte têm pancadas mais isoladas e que acontecem a qualquer hora do dia. O dia começa com temperaturas mais agradáveis, mas as temperaturas sobem bastante no decorrer do dia. Inclusive as máximas podem passar dos 36°C.

A chuva continua no Norte do país, nesta quarta, dia 21. Inclusive são esperadas pancadas mais intensas no Tocantins. As temperaturas continuam amenas no amanhecer. Agora a novidade é que na parte da tarde, as máximas diminuem um pouco, atingindo valores extremos apenas em Rondônia, sul do Acre e nas áreas de divisa do Amazonas com o Mato Grosso e o Pará. As outras áreas têm temperaturas menores, com máxima na casa dos 33°C. Na quinta, toda a Região têm chuvas mais abrangentes e duradouras, gerando acumulados significativos, porém ainda mal distribuídos.