Publicado em 07/06/2022 11h33

Paraná e Rondônia iniciam vazio sanitário da soja

No período, é proibido plantar ou manter plantas vivas da oleaginosa nas lavouras, como forma de evitar contra a ferrugem asiática.
Por: Estadão Conteúdo

Paraná e Rondônia são os primeiros Estados a entrar no vazio sanitário da soja, período em que é proibido plantar ou manter plantas vivas da oleaginosa nos campos para evitar a disseminação da ferrugem asiática. Nos dois Estados, o vazio começa na sexta-feira (10/6).

Este é o primeiro ano em que a medida fitossanitária é competência do Ministério da Agricultura, que publicou em fevereiro portaria definindo as datas. Antes uma recomendação da Embrapa Soja, o vazio se tornou obrigatório. No Paraná, o período vai de 10 de junho a 10 de setembro. Já em Rondônia, parte do Estado inicia o vazio em 10 de junho e termina em 10 de setembro e parte em 15 de junho, finalizando em 15 de setembro.

Os próximos Estados a começarem o período sem plantas de soja nos campos, na quarta-feira (15/6), são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Amazonas e Pará (em uma das suas três regiões produtoras).

O vazio sanitário já vinha sendo adotado por 14 Estados produtores de soja. O ministério ampliou sua abrangência para 21 unidades da federação, além de aumentar o período mínimo obrigatório de ausência de plantas semeadas ou voluntárias no campo de 60 para 90 dias.