Publicado em 24/06/2022 11h26

Brasil receberá 1ª fábrica de fosfatados

“A OCP é líder mundial na produção de fósforo e derivados"
Por: Leonardo Gottems

Uma empresa do Marrocos, a OCP, anunciou que está trazendo para o Brasil sua fábrica de fosfatados, segundo o CEO do Grupo, Mostafa Terrab, durante um encontro em Rabat, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes. Ele afirma que será algo muito precioso ter a fábrica no Maranhão e a empresa está pronta para dar prioridade ao mercado brasileiro com fosfatados.

Nesse contexto, o presidente da OCP Fertilizantes no Brasil, Olavio Takenaka, afirmou à ANBA que será a primeira fábrica de fosfatados da empresa no Brasil e que os produtos serão feitos com rocha fosfática importada do Marrocos. A empresa já tem um terreno a seis quilômetros do Porto de Itaqui, no Maranhão. De acordo com o executivo, o projeto de Engenharia está sendo finalizado para que as autoridades aprovem. “Planejamos, inclusive, uma fábrica de fosfato bicálcico para alimentação animal”, disse Takenaka.

“A OCP é líder mundial na produção de fósforo e derivados. A empresa detém 70% das reservas globais de fósforo. O presidente da companhia contou um pouco da história da OCP, que começou as operações em 1920, inicialmente voltada para a produção de rocha fosfática apenas, e após um processo de desenvolvimento, chegou aos produtos finais. A OCP produz desde ácido fosfórico até fertilizantes como MAP, TSP, DAP, NP, NPKs, além de nutrientes para alimentação animal, entre outros”, completa a ANBA.

Participaram da reunião o embaixador do Brasil no Marrocos, Julio Bitelli, o adido agrícola da embaixada, Nilson Guimarães, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, executivos do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Brasil, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).