Publicado em 28/06/2022 18h14

USDA: grãos precisam sair da Ucrânia para aliviar crise de alimentos

A invasão russa ao território ucraniano tem pressionado a cadeia de suprimentos.
Por: Estadão Conteúdo

O secretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Tom Vilsack, pediu que os portos ucranianos no Mar Negro sejam abertos para enviar grãos para fora do país e ajudar a aliviar a crise global de alimentos. "O comércio precisa ser retomado a partir dos portos do Mar Negro que foram danificados ou interrompidos pela invasão russa", disse Vilsack nesta segunda-feira (27/06), durante o Global Food Forum do The Wall Street Journal.

A invasão russa da Ucrânia, uma das principais regiões produtoras de grãos do mundo, está pressionando uma cadeia de suprimentos global que ainda se recuperava da pandemia de covid-19. "O mundo precisa de grãos ucranianos", disse Vilsack. "É importante que tomemos medidas para fazer o melhor que pudermos para abrir os portos para que os grãos, atualmente na Ucrânia, possam ser exportados para o norte da África e o Oriente Médio."

Segundo o secretário do USDA, os EUA também precisam procurar maneiras de aumentar sua própria produção agrícola para ajudar a compensar a lacuna no fornecimento global de grãos. Ele também pediu um sistema melhor para acompanhar os mercados globais de alimentos, para que haja menos suposições em torno dos fluxos de commodities agrícolas e desencorajou a aplicação de medidas como a tomada na Índia, que recentemente proibiu as exportações de trigo para reforçar sua oferta doméstica de alimentos. "A nosso ver, essa é a última coisa que eles deveriam fazer neste momento", disse Vilsack.

Pequenas quantidades de grãos da Ucrânia estão agora sendo enviadas de trem através da fronteira para os portos bálticos da Polônia, mas o processo é lento e não é visto como uma solução de longo prazo, dizem executivos do setor. Vilsack agradeceu aos comerciantes da Ucrânia pelos esforços para permanecerem no país e enviarem pequenas quantidades de grãos pelos meios de escoamento existentes.

As Nações Unidas estão negociando com a Rússia e com a Ucrânia para abrir novamente as rotas do Mar Negro para embarques de alimentos. No entanto, na semana passada, vários terminais de grãos, incluindo instalações de propriedade da Bunge e Viterra, foram danificados por um ataque russo, ameaçando ainda mais as exportações potenciais. Fonte: Dow Jones Newswires.