Publicado em 20/10/2014 15h02

Circuito ExpoCorte em Araguaína (TO) reúne 938 participantes, dentre os quais 80% pecuarista

Sucesso do evento deve levar à realização novamente no local em 2015
Por: Attuale

imagem_release_304481

O Circuito ExpoCorte, evento criado com a finalidade de levar informação, tecnologia e conhecimento aos pecuaristas, foi realizado pela primeira vez em Araguaína (TO) nos dias 15 e 16 de outubro e contou com a participação de 938 pessoas, provenientes de 75 municípios de 11 estados brasileiros, especialmente do Tocantins, Maranhão e Pará. Do total de participantes, 80% são produtores rurais que acompanharam 13 palestras e debates discutindo como conseguir o máximo de sua propriedade a partir de aspectos como gestão, sanidade, genética, nutrição, manejo, pastagem, sucessão dos negócios, visão do mercado nacional e internacional, integração da cadeia produtiva e mão de obra. Promovido pela Verum Eventos em parceria com o Sindicato Rural de Araguaína, é a segunda vez que o evento é realizado no Tocantins. Em 2013, o evento ocorreu em Palmas. O estado com um rebanho de mais de 8 milhões de cabeças de gado e 7,5 milhões de hectares de pastagens.

“Os participantes saíram muito satisfeitos com o conteúdo apresentado no evento e o Sindicato, com a missão cumprida por proporcionar conhecimento, discussão e aprendizado para os produtores da região. Queremos dar continuidade e estamos trabalhando para que o Circuito ExpoCorte volta a Araguaína no próximo ano, pois nossa pecuária tem grande potencial de crescer ainda mais com a nossa terra boa e clima propício”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Roberto Paulino.

“O evento é um sucesso, um diferencial muito grande para um setor tão importante econômica e socialmente, que nunca tinha experimentado algo com um nível técnico tão elevado. É necessário ampliar horizontes de investimentos nas fazendas da região e fomentar práticas como a integração lavoura-pecuária-floresta. Vamos continuar a apoiar e melhorar para o próximo ano”, garante o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, que foi um dos homenageados ao final do evento juntamente com o presidente do Sindicato Rural Roberto Paulino, o pecuarista Epaminondas de Andrade e o “padrinho” do Circuito ExpoCorte no Tocantins, o leiloeiro Eduardo Gomes.

No último dia do Circuito, Eduardo Gomes fez a entrega de um Troféu “Empresa Colaboradora do Leilão Pecuária Solidária” para as empresas que apoiaram as três edições da iniciativa, que geraram uma receita líquida de R$ 1,1 milhão distribuída a entidades assistenciais de Tocantins.

“A ideia da criação deste selo é para que as empresas sejam reconhecidas pela sua colaboração ao Leilão Pecuária Solidária. O lançamento foi na ExpoCorte, parceira do projeto, pois este é o evento que permitiu dar visibilidade nacional a esta iniciativa que ocorre no Tocantins desde 2009. Essa colaboração passou a ser um projeto social de muitas empresas, então adotamos o título de ‘Ação Social do Agronegócio Nacional’, um vez que o setor é responsável por mais de 90% das doações, sendo 100% da iniciativa privada”, explica Eduardo Gomes. Receberam o reconhecimento as empresas Beckhauser, In Vitro Brasil, Ourofino, Agroquima, Bellman/Nutreco, Sementes Maschietto, Mitsubishi, Integral Nutrição Animal, Semeagro Semex, ABS Pecplan, J. Demito e Grupo Jaime Câmara.

“Araguaína está de parabéns pela acolhida à proposta do Circuito ExpoCorte e pelo interesse dos produtores em evoluir na atividade. Vamos trabalhar para trazer o evento novamente para cá em 2015”, finaliza a diretora da Verum Eventos, Carla Tuccilio.

Além das palestras e debates do workshop, os participantes do evento tiveram acesso às principais inovações tecnológicas apresentadas pelas empresas presentes na feira de negócios que compõe o evento, como Dow AgroSciences, Minerva Foods, Philbro, Zoetis, Taura, Tortuga - DSM, Beckhauser, Bellman, Ourofino, Arysta, Caltins, Minerthal, CRI Genética, ABS Pecplan, Associação Brasileira de Criadores de Senepol, Agronorte Rações, Granforte e Disbrava/Ford.