Publicado em 09/08/2022 17h25

Mundo: Consumidores perdem apetite por trigo

“Haverá uma queda na demanda por trigo para ração animal na Europa e na China".
Por: Leonardo Gottems

O consumo global de trigo está caminhando para seu maior declínio anual em décadas, à medida que a inflação recorde força consumidores e empresas a usar menos e substituir grãos por alternativas mais baratas em meio à crescente insegurança alimentar.

Os consumidores podem enfrentar preços ainda mais altos do trigo no segundo semestre de 2022, já que os importadores, que até agora forneceram cargas compradas vários meses antes a preços mais baratos, repassam os custos desde que os preços do trigo atingiram uma alta de um ano em maio.

O consumo global de trigo em julho-dezembro pode cair de 5 a 8% em relação ao ano anterior, dizem analistas, traders e moleiros, muito mais rápido do que a contração de 1% prevista pelo Departamento de Agricultura dos EUA.

“Haverá uma queda na demanda por trigo para ração animal na Europa e na China. A demanda por trigo para consumo humano também desacelerou nos principais países importadores do mundo", disse Erin Collier, economista da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. "Os altos preços levantaram preocupações sobre a segurança alimentar em partes da Ásia e da África, onde os países não conseguem obter suprimentos suficientes do mercado internacional."

Milhões estão enfrentando o aumento dos custos dos alimentos e a insegurança após a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e o clima adverso nos principais países exportadores empurraram os preços dos grãos para recordes. Os futuros de trigo de referência subiram 40% este ano, atingindo uma alta histórica em março, antes de recuar recentemente, embora os preços físicos permaneçam altos.