Publicado em 19/05/2023 08h39

EUA tem 1ª salada editada geneticamente

“Basicamente, criamos uma nova categoria de salada”.
Por: Leonardo Gottems

Uma iniciativa de edição de genes quer ajudá-lo a comer saladas mais saudáveis. Este mês, a Pairwise, com sede na Carolina do Norte (EUA), está lançando umnovo tipo de mostarda editadopara ser menos amargo do que a planta original. O vegetal é o primeiro alimento editado pelo CRISPR a chegar ao mercado dos EUA.  

As folhas de mostarda são embaladas com vitaminas e minerais, mas têm um forte sabor apimentado quando comidas cruas. Para torná-los mais saborosos, eles geralmente são cozidos. A Pairwise queria manter os benefícios para a saúde das folhas de mostarda, mas torná-las mais saborosas para o comprador médio, então os cientistas da empresa usaram a ferramenta de edição de DNA conhecida como CRISPR para remover um gene responsável por seu sabor picante. A empresa espera que os consumidores optem por suas verduras em vez de outras menos nutritivas, como iceberg ou manteiga de alface.

“Basicamente, criamos uma nova categoria de salada”, diz Tom Adams, cofundador e CEO da Pairwise. Os greens estarão inicialmente disponíveis em restaurantes selecionados e outros pontos de venda em Minneapolis-St. Região de Paul, St. Louis e Springfield, Massachusetts. A empresa planeja começar a estocar os vegetais nos supermercados neste verão, provavelmente primeiro no noroeste do Pacífico.

Como parte natural do sistema imunológico das bactérias, CRISPRfoi aproveitado pela primeira vez como uma ferramenta de edição de genes em 2012. Desde então, os cientistas imaginaram usos grandiosos para a técnica. Se você pudesse modificar o código genético das plantas, poderia, pelo menos em teoria, instalar nelas qualquer número de características favoráveis. Por exemplo, você pode cultivar culturas que produzem rendimentos mais altos, resistem a pragas e doenças ou exigem menos água. CRISPRainda não acabou com a fomeno mundo, mas a curto prazo, pode dar aos consumidores mais variedade no que comem.

O objetivo da Pairwise é tornar os alimentos já saudáveis mais convenientes e agradáveis. Além da mostarda, a empresa também está tentando melhorar as frutas. Está usando CRISPR para desenvolver bagas sem sementes e cerejas sem caroço.