Publicado em 21/06/2023 09h30

Barter é opção estratégica para produtores que precisam adquirir pivôs

Lindsay oferece de forma inédita a modalidade aos clientes que buscam equipamentos novos para irrigação, mas não querem se descapitalizar
Por: RuralPress - Assessoria de imprensa

Bastante difundida no campo, a modalidade de negociação via Barter, que consiste na troca de insumos pela produção, é uma prática muito comum entre os agricultores, distribuidores e revendas agrícolas. A grande novidade para a atual safra é que os produtores que também desejam e necessitam adquirir equipamentos novos de irrigação e não querem despender grande parte do capital, agora também terão a oportunidade de utilizar esse tipo de operação. A opção é oferecida de forma inédita pela Lindsay América Latina, empresa representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, que atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação.

Diante do atual cenário de falta de crédito no mercado, taxas de juros altas e das indefinições da liberação do dinheiro do novo Plano Safra pelo Governo Federal, a alternativa oferecida pela Lindsay é uma excelente oportunidade. Afinal, além de garantir o cultivo da produção atual, sem a necessidade do pagamento antecipado em dinheiro, é possível fazer o acerto do equipamento adquirido após colheita da safra futura.

De acordo com Gabriel Bittencourt Corrêa, gerente financeiro da Lindsay, existe um interesse muito grande nesse momento da classe rural pelo Barter. “Além de não correr o risco de ficar descapitalizado, o cliente tem a vantagem de não precisar travar já os preços de suas commodities, ainda mais nesse exato momento de baixa do mercado”, diz.

Além de soja e milho, a Lindsay oferece a modalidade de negociação com pagamento de safra futura também para cultivadores de café e algodão. Ou seja, todos eles passam a ter a possibilidade de adquirir de imediato um pivô Zimmatic™ por meio de um contrato de compra e venda com a companhia e liquidar o pagamento quando for entregar sua safra para uma trading, por exemplo. “Isso dá para ele uma flexibilidade, tempo para recuperar o investimento que está fazendo, libera o fluxo de caixa para poder fazer outros negócios ou até mesmo outras aquisições”, destaca Corrêa.

Tranquilidade e transparência

A Lindsay cuida de toda a parte burocrática, por isso contratou um profissional experiente neste mercado, que realiza os trâmites do processo de validação de documentação, solicitação e registros junto com uma consultoria parceira. O produtor passa por uma análise de crédito como é de praxe em negociações desse cunho e fica sujeito à liberação. Com a aprovação, os vencimentos das parcelas do Barter serão casados com a colheita, para que ele tenha a tranquilidade de gerenciar seus negócios. “Além disso, o produtor não precisará administrar esse financiamento, uma vez que ele tenha contrato com uma trading. Esta fica responsável pelo pagamento efetivamente para a Lindsay através da  Cédula do Produtor Rural (CPR), que foi devidamente registrada em cartório contendo todas as informações da transação”, finaliza o gerente financeiro.