Publicado em 05/07/2023 09h06

ESTUDO: Beneficiar a biodiversidade pode não ser rentável

Estudo foi feito na França.
Por: Leonardo Gottems

Uma equipe internacional da qual participa a Estação Biológica de Doñana (EBD) do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) demonstrou em um novo estudo que a manutenção de prados adjacentes às plantações aumenta a abundância e a diversidade de polinizadores , incluindo raros e espécies endêmicas, o que favorece sua conservação . No entanto, também conclui que, embora essas pastagens ajudem a obter maior produção agrícola graças ao serviço prestado por essas espécies, os custos e benefícios de sua manutenção tornam esse sistema pouco rentável economicamente.

O estudo ocorreu no sul da França, em mais de 20 campos de girassóis, os maiores da Europa que dependem da polinização por insetos. A equipe quantificou os benefícios ecológicos, agrícolas e econômicos de um sistema agrícola intensivo compatível com a biodiversidade, caracterizado pela manutenção de áreas de pastagem adjacentes às plantações de girassol. “Esta é a primeira vez que se avalia todo o processo, desde a gestão da paisagem, a biodiversidade em zonas naturais e agrícolas, o efeito na produção e os aspetos económicos”, explica Ignasi Bartomeus, investigador científico da Estação Biológica de Doñana (CSIC).

Os resultados indicaram que a redução da intensidade do uso da terra nas pastagens aumentou drasticamente a disponibilidade de flores e também a diversidade de abelhas silvestres, incluindo espécies raras. Isso é importante, pois a agricultura não só tem impactos negativos sobre a biodiversidade em geral, mas também afeta a biodiversidade funcional que a própria agricultura sustenta, como os polinizadores selvagens, um grupo que atualmente está em declínio. Além disso, verificou-se que as pastagens ajudaram a aumentar a produção dos campos de girassol vizinhos, graças aos efeitos positivos do aumento de polinizadores.

Porém, ao avaliar o desempenho econômico desse sistema, os resultados não foram tão favoráveis. Os benefícios econômicos atribuídos ao aumento da polinização e da produção agrícola não excederam os custos associados à redução da produção em áreas de pastagem. Em suma, as conclusões deste estudo indicam que é possível ajudar na conservação de polinizadores em paisagens agrícolas , muito importantes para o desempenho produtivo, mas não é possível fazê-lo se pensarmos apenas em termos de rentabilidade económica.