A Biotrop, líder em soluções naturais e biológicas para a agricultura, promoveu o primeiro BioExperience, entre os dias 26 e 30 de junho na cidade de Indaiatuba-SP, com palestras e workshops, seguido de visitas aos laboratórios da instituição, localizados na cidade de Santo Antônio de Posse-SP. O evento contou com empresas e especialistas do setor de bioinsumos de todo Brasil, de áreas como entomologia (insetos), micologia (fungos), nematologia (parasitas de solo) e fertilidade vegetal, entre outros, que se reuniram com o objetivo de conhecer, com mais profundidade o mercado de biológicos, por intermédio de pesquisas da Biotrop, além do compartilhamento de conhecimento entre os profissionais ali presente.
“Além de promover essa troca, também apresentamos o rumo que a Biotrop, líder no segmento, está tomando, afinal, estamos a frente do mercado, em termos de pesquisas e desenvolvimento dos bioinsumos. Pensando nisso, a agenda do evento foi exclusiva com o time de pesquisa da empresa, que revelou a nossa ‘caixa preta’, com as soluções biológicas já existente, as que ainda estão sendo desenvolvidas e as que serão lançadas em breve. Os participantes saíram com uma grande bagagem de informação e novidades do setor, que será um grande diferencial para a carreira profissional dos mesmos.”, informa Thales Facanali Martins, Gerente de Marketing da Biotrop.
Os participantes também tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios da instituição, mais conhecido como o “oráculo dos biológicos”, espaço dedicado para o desenvolvimento dos produtos da Biotrop, com uma estrutura avançada em termos de tecnologia e modernização. Nessa oportunidade, foi lançado um desafio aos convidados, que, em sua maioria são docentes de importantes instituições educacionais: encabeçar a publicação de novos artigos científicos com intuito de incentivar a exploração de novas pesquisas e expansão do portifólio de soluções biológicas para que se possa descobrir novas classes de microrganismos que colaboram com o desenvolvimento dos produtos biológicos.
“O desfio criado pela Biotrop, intitulado como Bioscience, tem como objetivo central incentivar que os participantes do evento, junto de seus respectivos alunos, em cursos como os de pós-doutorado, mestrado e graduação, produzam esses artigos a partir do conhecimento adquirido nas pesquisas da Biotrop que lhes foi apresentada. Ter esses experts trabalhando para o aprimoramento e evolução desse mercado, desempenha um papel importante na área acadêmica e amplifica o avanço dos bioinsumos, além de oferecer aos alunos e demais colegas de profissão, o privilégio de ter acesso a esses estudos antes de virarem produto e serem comercializados no mercado”, informa o Gerente de Marketing.
Entre os temas abordados no encontro, estão a explicação do mercado, do setor, da indústria e dos desafios enfrentados pela instituição, além da visão de futuro e temas específicos de acordo com as especializações dos profissionais. As inovações biológicas apresentadas foram no âmbito de novos nematicidas, à base de extratos naturais, bioherbicidas, de micro-organismos para fixação de nitrogênio foliar, inseticidas, metabólicos, entre outros produtos de quinta geração à de base de hormônios.
O evento terá uma nova edição em breve, que trará atualizações do setor e novas dinâmicas para a interação dos participantes. O convite é exclusivo para os pesquisadores selecionados com base na sua relevância para o setor de bioinsumos e biológicos, com intuito de estreitar o elo de toda a cadeia produtiva e incentivar e acelerar a adoção desse tipo de manejo em todo Brasil.