Publicado em 11/08/2023 11h22

Termômetro Grão Direto

Acompanhamento Safrinha 2023
Por: Grão Direto

No Brasil, a colheita continua avançando, atingindo marcas superiores a 50% em todo território nacional. Além disso, agosto se destaca historicamente pelo expressivo volume de exportações de milho. Diante disso, há uma crescente expectativa de um aumento no ritmo das exportações, podendo ultrapassar 2 milhões de toneladas ao longo da semana, de acordo com a ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais). 

A previsão é de que a tendência de desvalorização das cotações de milho se mantenha, principalmente devido ao progresso da colheita brasileira. Diante desse cenário, perguntamos aos PRODUTORES como está o seu planejamento em relação aos preços de venda de milho disponível. 

De acordo com as respostas coletadas, nota-se que boa parte dos produtores apresentou intenção de subir o preço de venda do milho. Porém, pode-se notar que a grande maioria dos produtores ainda estão bastante indecisos, em relação ao preço de venda do produto, principalmente, nas regiões Sudeste e Sul. A indecisão está diretamente relacionada ao alto custo de produção que muitos tiveram, que somado à queda nos preços de venda, poderá resultar numa margem de lucro reduzida.

Também perguntamos aos PRODUTORES o quanto da produção da safrinha 2023 ainda falta para eles negociarem. 

De acordo com os resultados, pode-se observar que há uma diversidade bem grande entre as regiões, em relação ao nível de comercialização de milho safrinha 2023. Isso se deve ao fato do alto custo de produção, somado ao valor de venda abaixo do esperado. O Nordeste se destaca com o maior número de produtores que negociaram toda a  sua produção. Em contrapartida, o Norte possui o maior percentual daqueles que negociaram até 20% da sua produção. 

Além disso, perguntamos aos COMPRADORES como eles pretendem manter o seu ritmo de compras na safrinha 2023.

Em relação ao ritmo de compras, pode-se notar que a maioria dos compradores estão divididos em dois grupos. O primeiro seria com os que pretendem aumentar o ritmo de compras, com destaque para o Nordeste e o Sul e o segundo com os que pretendem manter o ritmo de compras. O cenário atual, da safrinha 2023,  é bastante propício aos compradores, que encontram à sua disposição um volume expressivo de milho, resultante de uma colheita promissora.

Fonte: Grão Direto https://www.graodireto.com.br/.