Publicado em 15/08/2023 19h36

Microplásticos nas lavouras: Entenda

Estudo foi feito no Canadá.
Por: Leonardo Gottems

Os microplásticos são facilmente encontrados no lodo de esgoto tratado, também conhecido como biossólido municipal, que acaba chegando aos nossos solos agrícolas. “Nossa recente investigação  dos níveis de microplástico em biossólidos municipais canadenses descobriu que um único grama de biossólido contém centenas de partículas microplásticas. Esta é uma concentração muito maior de microplásticos do que normalmente encontrada no ar, água ou  solo”, dizem Branaavan Sivarajah e Jesse Vermaire, autores do estudo.

Como centenas de milhares de toneladas de biossólidos são produzidas no Canadá a cada ano, devemos prestar muita atenção aos possíveis impactos que níveis tão altos de microplásticos podem ter no meio ambiente e encontrar maneiras de reduzir os níveis de microplásticos nas águas correntes. Os biossólidos municipais são produzidos em  estações de tratamento de águas residuais  por sedimentação e estabilização da fração sólida da entrada de águas residuais municipais.

No Canadá e em todo o mundo, os biossólidos municipais são usados ??para melhorar o solo agrícola. Isso porque são ricos em nutrientes necessários para o crescimento das plantas , como fósforo e nitrogênio. As aplicações municipais de biossólidos são cuidadosamente  regulamentadas no Canadá  para  metais pesados, nutrientes e patógenos. No entanto, as diretrizes para contaminantes emergentes, como microplásticos, não estão disponíveis no momento.

Embora as atuais estações de tratamento de águas residuais não sejam explicitamente projetadas para remover microplásticos, elas são eficientes na  remoção de quase 90% dos contaminantes microplásticos. Os microplásticos removidos geralmente se concentram no lodo sedimentado e, eventualmente, acabam nos biossólidos.

“Estudos anteriores mostraram que os resíduos biossólidos municipais são um caminho importante para os microplásticos entrarem em  ecossistemas terrestres  mais amplos , incluindo campos agrícolas. Em colaboração com cientistas do Environment and Climate Change Canada e Agriculture and Agri-Food Canada, realizamos a primeira avaliação pan-canadense de  microplásticos em biossólidos municipais. Analisamos amostras de biossólidos de 22 estações canadenses de tratamento de águas residuais em nove províncias e dois produtos fertilizantes à base de biossólidos”, conclui.