Publicado em 24/08/2023 17h00

Produção de café 'carbono negativo' rende certificado a fazenda brasileira

'É indiscutível o resultado positivo das boas práticas agrícolas aplicadas na produção do café', diz chefe-geral da Embrapa Territorial
Por: Rafael Iglesias

A UPL entregou certificado que reconhece a Viola Agropecuária por sua produção de café com balanço negativo de carbono. O balanço de carbono realizado na Fazenda Onça, localizada em Monte Santo de Minas, no Estado de Minas Gerais, comprovou que a produção de café da propriedade sequestra mais gases de efeito estufa (GEE) do que emite, contribuindo para fornecer bebida de alta qualidade e de forma mais sustentável. 

"Esse certificado simboliza o nosso reconhecimento à Viola, um exemplo do compromisso dos cafeicultores brasileiros com a descarbonização da agricultura. A produção de café com balanço de carbono negativo reforça o protagonismo do Brasil nesse cultivo e comprova que a agricultura pode fazer parte da solução contra as mudanças climáticas. Por isso, quando falamos em negativar o carbono, falamos em reimaginar a sustentabilidade, o propósito central da UPL no mundo", explica Rogério Melo, gerente de carbono e Food Value Chain da UPL Brasil. 

Para Cristiane Gerbasi, diretora da Viola Agropecuária, a conquista envolve conhecimento, práticas de manejo, gestão e parceiros estratégicos, como a UPL. "Estamos ajudando a transformar as pesquisas em realidade para garantir alimentos de qualidade e sustentáveis para atender à crescente demanda global. Esse certificado é muito importante para nós. Afinal, a maioria das pesquisas é feita em laboratórios e quando saem das bancadas para o campo é outra realidade, porque temos grandes desafios além do nosso controle. E os dados de sequestro de carbono comprovam que a Viola tem cumprido o seu papel com muita excelência". 

A entrega do certificado aconteceu durante o Congresso Andav, um dos maiores de distribuição do agronegócio, em São Paulo, e contou com a presença de Gustavo Spadotti, chefe-geral da Embrapa Territorial, que recentemente firmou protocolo de intenções para trabalhar com a UPL em projetos relacionados ao desenvolvimento de métricas e indicadores de sustentabilidade da produção de café no Brasil. 

"Queremos evidenciar que é indiscutível o resultado positivo das boas práticas agrícolas aplicadas na produção do café. Nesse processo, precisamos de métricas nacionais produzidas em região de clima tropical, com suas características próprias para avaliar, mensurar e valorizar o papel dos produtores rurais nesse processo de descarbonização da agricultura", pontua Gustavo Spadotti.