Publicado em 25/08/2023 11h21

Cientistas indianos desenvolvem mostarda editada

Eles editaram 10 de 12 genes GRT.
Por: Leonardo Gottems

Cientistas indianos desenvolveram a primeira mostarda levemente picante que é resistente a pragas e doenças. Foi desenvolvido através de edição genética com CRISPR, reduzindo o nível de glucosinolatos nas sementes, melhorando assim a sua palatabilidade para consumidores e animais, mas aumentando a mesma molécula nas folhas pelo seu papel de defesa contra doenças e pragas. A mostarda possui maior extração de óleo que a soja, e esse avanço se soma a outros desenvolvimentos biotecnológicos locais que buscam reduzir a importação de óleos vegetais.

No entanto, o cultivo em larga escala destas linhas de mostarda com baixo teor de glucosinolato de qualidade de canola não ocorreu, sendo uma das principais razões a sua vulnerabilidade a pragas e doenças. Os mesmos glucosinolatos que limitam a palatabilidade da farinha e exploram o seu verdadeiro potencial proteico são também arsenais chave das culturas de Brassicaceae, desde mostarda e canola a repolho, couve-flor e brócolos, contra pragas invasoras, agentes patogénicos e térmitas.

“Embora a redução dos níveis de glucosinolato nas sementes seja desejável para o óleo e a farinha, uma redução concomitante em toda a planta enfraquece as suas defesas. A proteção fornecida pelos glucosinolatos à planta não deve ser comprometida", disse Naveen Chandra Bisht, cientista sênior do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Vegetal (NIPGR) do Departamento de Biotecnologia (DBT).

Os glucosinolatos são sintetizados nas folhas e nas paredes das vagens das plantas de mostarda. Sua translocação e acúmulo nas sementes ocorre pela ação do transportador de glucosinolato ou genes GTR. Existem 12 desses genes em duas classes distintas de GTR1 e GTR2 com seis cópias cada.

O que Bisht e seus colegas pesquisadores fizeram foi “editar” 10 dos 12 genes GTR em ‘Varuna’, uma variedade de mostarda indiana de alto rendimento. Para fazer isso, eles usaram CRISPR/Cas9, uma ferramenta de edição de genes que implementa uma enzima, que atua como uma “tesoura molecular” para cortar o DNA em locais específicos do gene, e então deixa o processo natural de reparo do DNA assumir o controle. cobrar.