Publicidade
Publicado em 27/09/2023 15h00

Suplementos à base de óleos essenciais elevam em até 16% a taxa de prenhez de vacas

Teste a campo com 333 vacas apontou resultado positivo para soluções nutricionais
Por: Jéssica Estrela

Uma propriedade pecuária com sucesso na reprodução não utiliza apenas genética de qualidade mas também conta com vacas férteis – as grandes responsáveis pela boa gestação e produção dos bezerros.

"Há dificuldade de obter alto índice de prenhez, mesmo com planejamento reprodutivo bem executado. É comum que o problema esteja nas fêmeas, que não emprenham por diferentes motivos, dificultando o processo de melhoramento genético e produtividade do rebanho", explica o explica o médico-veterinário Claudio Rodrigues, Diretor Técnico e Comercial da Champion.

Essa condição em fêmeas pode ser causada pelo estresse oxidativo natural que afeta a ovulação e a fertilidade, além do desenvolvimento e implantação do embrião.

"Em testes a campo com grupos de matrizes distintos, comprovamos que a combinação de alguns nutrientes, como óleos essenciais, vitaminas e minerais, tem o poder de assegurar uma melhor saúde reprodutiva das fêmeas, isso principalmente com seu o efeito antioxidante", explica Rodrigues.

Para colaborar com o aumento na taxa de prenhez das fêmeas e o consequente sucesso reprodutivo dos projetos pecuários, a Champion desenvolveu, ao lado da Bio Reprodução Animal (representada pelo doutor Mauricio Peixer) e da Qualitas Melhoramento Genético (representada pelo doutor Leonardo Nishimoto), um suplemento nutricional que melhora a condição ovariana e a fertilidade de vacas em reprodução, aumentando a taxa de prenhez do rebanho.

Para comprovar a eficácia, a Champion promoveu teste a campo com 333 matrizes, divididas em dois grupos: o primeiro com vacas que não consumiram o suplemento e outro com matrizes suplementadas durante 60 dias.

Na comparação entre os dois grupos, houve aumento de 16% na taxa de gestação das fêmeas que receberam a solução.

No teste, a taxa de prenhez saltou de 45% para 61% na comparação entre o lote que não consumiu o suplemento e o plantel suplementado.

"Ficamos extremamente satisfeitos em colaborar com a evolução da pecuária. Ao lado da Bio Reprodução Animal e Qualitas Melhoramento Genético, desenvolvemos uma solução que contribui com o melhoramento genético de rebanhos em todo o país, otimizando a produtividade e a lucratividade do negócio", finaliza o diretor da Champion.