Publicado em 30/10/2023 20h53

Soja pode produzir 16% mais

Em estudos realizados pela Embrapa, a coinoculação é uma ferramenta que traz uma série de benefícios para as plantas.
Por: Leonardo Gottems

Produtores brasileiros, que esperam uma safra de soja de 162 milhões de toneladas na temporada 23/24, 4,8% maior do que a anterior de acordo com a Conab, podem aumentar ainda mais sua produção usando o sistema de coinoculação. Isso envolve a combinação de dois tipos de microrganismos, Bradyrhizobium e Azospirillum, que pode aumentar a produtividade na soja em até 16%, equivalente a 574 kg/ha ou 9,5 sacos por ha, em relação à estimativa média de 3.586 kg/ha para esta safra. A tecnologia é promovida pela Novozymes, líder global em biossoluções.

A coinoculação envolve a combinação de dois microrganismos benéficos para as plantas que auxiliam no fornecimento de nitrogênio, um elemento crucial para a energia das plantas. Essa abordagem está em alta devido à sua relação de custo-benefício e atende às necessidades dos produtores em busca de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade econômica e ambiental. A combinação de bactérias Bradyrhizobium e Azospirillum, presente nos produtos Optimize e AzoMax da Novozymes, melhora a nutrição das plantas, estimulando o desenvolvimento radicular e aumentando a absorção de nutrientes do solo, o que resulta em maior produtividade e rentabilidade para os agricultores.

Em estudos realizados pela Embrapa, a coinoculação é uma ferramenta que traz uma série de benefícios para as plantas, a exemplo da promoção de crescimento do sistema radicular que proporciona alta absorção de nitrogênio e também maior captação de água pelas raízes. “O Azospirillum é responsável pelo aumento no tamanho dos nódulos e o aumento no volume das raízes”, Bonafé reforça que a eficiência dos dois microrganismos reduz o uso dos fertilizantes químicos, principalmente os nitrogenados, que estão com um custo elevado no mercado internacional.

De acordo com dados da Embrapa, no período de safra, as bactérias de Bradyrhizobium contribuem com o suprimento de nitrogênio, além de benefícios adicionais proporcionados pela coinoculação com Azospirillum, que incluem o melhor estado nutricional das plantas, maior tolerância a estresses abióticos provocados por elementos externos e também alta resistência a fortes estiagens.

Fernando Bonafé Sei afirma que a coinoculação é uma das ferramentas mais sustentáveis que o agronegócio tem adotado pelo incremento em produtividade, além de ser fácil de aplicar. “O produtor pode optar por adquirir o pacote tecnológico por meio do tratamento de sementes na propriedade ou a inoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum no sulco de plantio”, observa.