Publicado em 06/03/2015 18h24

União entre público e privado é destaque em apresentação de Plano de Gestão do Sebrae MS

Governador e líderes de classe empresariais estiveram presentes em evento na noite do dia 23-02, na Capital.
Por: Sebrae

O Sebrae apresentou dia  23 de fevereiro, em evento em Campo Grande-MS, o Plano de Gestão 2014-2018, que prevê metas e estratégias de atuação da instituição para os próximos quatro anos. A solenidade marcou também a posse dos Conselhos Deliberativo Estadual e Fiscal, além da Diretoria Executiva da entidade.

Durante o evento, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, destacou a importância da união entre entidades de classe, empresários e o poder público do estado para o desenvolvimento econômico da região. “Queremos uma parceria com o setor produtivo. O estado só cresce se todos crescermos juntos”, disse.  

Azambuja reafirmou seu compromisso em reduzir o ICMS para o diesel e se disse em constante diálogo com representantes principalmente da Indústria e Comércio para chegar a soluções sobre temas como a taxa de energia e outros tributos que influenciam na competitividade da classe empresarial.

Além disso, também citou a eficiência da administração pública para dar respostas consistentes à sociedade. “É um desafio em comum para todos nós: a boa gestão e a prestação de serviços à população. O Sebrae disponibiliza ferramentas para controle e gestão, importantes principalmente neste momento de recessão”.

Eduardo Riedel, ex-presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae no MS e atual secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, reforçou que a chave para o desenvolvimento econômico é a união entre o público e o privado.

“Mais do que nunca, o papel destas instituições aqui presentes é fundamental para fortalecer os governos”. Riedel agradeceu ainda pelos quatro anos que esteve à frente do CDE. “Sempre foi uma instituição que estendeu as mãos para transformar a realidade local; de senso de responsabilidade, efetividade e respeito com a sociedade”.

Representantes Conselho
Alfredo Zamlutti Junior, Edison Araújo, Sérgio Longen e Ruy Fachini; representando respectivamente Faems, CDE Sebrae/Fecomércio MS, Fiems e Famasul.

 

Planejamento e trabalho

À frente do Conselho Deliberativo Estadual pelos próximos quatro anos, Edison Araújo, também presidente da Fecomércio MS, falou das dificuldades econômicas pelas quais o Brasil tem passado, classificou como “desafiador” o cenário para os próximos anos, mas garantiu que ferramentas como gestão da inovação, aperfeiçoamento de lideranças e capacitação da mão de obra podem tornar possível o desenvolvimento do estado.

“Percebo uma enorme possibilidade de crescimento do setor produtivo do estado. Precisamos dar respostas por meio da união e não mediremos esforços para a construção de um Mato Grosso do Sul fortalecido”, garantiu.

Reeleito como superintendente do Sebrae no MS, Cláudio Mendonça apresentou as metas da empresa. “Neste ano, almejamos 33,2 mil empreendimentos atendimentos; número que pretendemos aumentar em mais cinco mil em 2018”, disse. Ainda em 2015, a entidade de apoio aos pequenos negócios planeja oferecer aos empreendedores no estado mais de 120 mil horas de consultoria e 100 mil orientações técnicas.

“Com a união, ajuda dos parceiros e colaboradores, pretendemos ainda aumentar a participação de expositores em feiras, missões e caravanas, Rodadas de Negócios, cursos, oficinas, palestras; entre outras soluções”, concluiu. 

Solenidade

Instituições e membros do CDE (Conselho Deliberativo Estadual)

 

Amems – Associação das Microempresas do Estado de MS

Titular: José Roberto Giuliani

 

BB – Banco do Brasil

Titular: Marco Túlio Moraes

 

CEF – Caixa Econômica Federal

Titular: Paulo Antunes de Siqueira

 

Faems – Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul

Titular: Alfredo Zamlutti Júnior

 

Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso Sul

Titular: Ademar Silva Junior

 

Fecomércio MS – Federação do Comércio do Estado de Nato Grosso do Sul

Titular: Edison Ferreira de Araújo (Presidente do CDE)

 

Fiems - Federação das Indústrias do Estado de MS

Titular: Luiz Cláudio Fornari

 

Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Titular: Marcelo Turine

 

Sebrae Nacional - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Titular: Kelly Cristina Valadares Sanches

 

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Titular: Jaime Verruck

 

UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Titular: Célia Maria da Silva Oliveira

 

Conselho Fiscal

 

CEF: Caixa Econômica Federal

Titular: Ubiratan Rebouças Chaves

 

BB - Banco do Brasil

Titular: Cristiano Monteiro

 

Fiems – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul

Titular: José Francisco Veloso Ribeiro

 

Diretoria Executiva - Quadriênio 2014-2018

 

Diretor Superintendente: Cláudio George Mendonça

Diretor Técnico: Tito Manuel Estanqueiro

Diretora de Operações: Maristela de Oliveira França