Publicado em 03/11/2023 08h30

EUA exporta quase 30% menos soja

Nesse cenário, a consultoria indicou que as vendas externas de farelo também caíram.
Por: Leonardo Gottems

Os Estados Unidos exportaram 27% menos soja na última semana, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 1,01 milhão de toneladas de soja foram vendidas durante a semana encerrada em 26/10, queda de 27% em relação à semana anterior, mas estava em linha com as expectativas. Os 1,99 milhões de toneladas de remessas semanais elevaram o total da temporada para 9,863 milhões de toneladas, em comparação com 9,82 milhões de toneladas no ano passado”, comenta.

Nesse cenário, a consultoria indicou que as vendas externas de farelo também caíram.”Os dados da FAS mostraram que as vendas de exportação de farelo de soja foram de 86 mil toneladas e as reservas de óleo de soja foram de 1.900 toneladas na semana que terminou em 26/10. Ambos estavam abaixo ou no limite inferior da faixa esperada pelo mercado”, completa.

Já no Brasil teve recorde de exportação em outubro. “As exportações brasileiras de soja totalizaram 5,53 milhões de toneladas em outubro, um recorde para o mês, uma vez que o excedente da colheita recorde do ano passado continua a ser enviado (e para diminuir as remessas dos EUA porque os clientes ainda não precisam delas)”, indica.

Por outro lado, a China aumentou as importações em quase 15%. “Os dados do Ministério Agrícola Chinês mostraram que 77,8 milhões de toneladas de soja foram trazidas até 2023, 14,4% a mais do que no mesmo período de 2022. Eles prevêem um total anual de 105 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de 15% em relação às importações do ano passado”, conclui.