Publicado em 08/11/2023 20h49

Rússia e China expandem comércio agrícola

As exportações russas de grãos para a China já estão crescendo.
Por: Leonardo Gottems

Fortalecendo laços políticos, a Rússia e a China também estão a expandir o comércio agrícola, prometendo mudanças para o mercado global de cereais. Em Outubro, a Food Export Trade, uma empresa russa exportadora de cereais, assinou um contrato de 26 mil milhões de dólares para fornecer à China 70 milhões de toneladas de cereais, legumes e sementes oleaginosas durante os próximos 12 anos.

Este é um dos maiores contratos na história da relação comercial Rússia-China, disse Karen Ovesepyan, chefe da Iniciativa do Novo Corredor de Cereais Baseado em Terra, um projecto de infra-estruturas concebido para facilitar as exportações de cereais para a China. Após uma reunião em Março com o líder chinês Xi Jinping, o presidente russo, Vladimir Putin, instruiu o governo a considerar a assinatura de um acordo intergovernamental com a China para o estabelecimento de um corredor terrestre de cereais Rússia-China.

Como parte do projecto, a Rússia esperava expandir a produção de cereais na Sibéria, nos Urais e no Extremo Oriente, partes pouco povoadas do país onde a agricultura não está tão desenvolvida como nas regiões europeias. As quantidades adicionais deverão ser quase inteiramente vendidas à China.

As exportações russas de grãos para a China já estão crescendo, disse Olga Zakharova, chefe do departamento sanitário do regulador veterinário russo Rosselhoznadzor. Desde 2014, ano em que as primeiras sanções ocidentais atingiram a economia russa, as entregas dispararam 27 vezes. Durante os primeiros nove meses de 2023, a Rússia exportou 3,52 milhões de toneladas de cereais para a China, em comparação com 2,2 milhões de toneladas no ano anterior.