Publicado em 04/01/2024 17h28

Pesquisa revela opções de controle de daninhas no morango

Estudo avalia o gotejamento.
Por: Leonardo Gottems


Imagem de 
Jorge Lujan por Pixabay

Cientistas do Centro de Pesquisa e Educação da Costa do Golfo da Universidade da Flórida realizaram experimentos de campo para avaliar sete herbicidas aplicados por irrigação por gotejamento, a saber: EPTC, flumioxazina, fomesafen, halosulfuron, napropamida, oxifluorfeno e S-metolacloro, em plantas de morango. Esses herbicidas foram aplicados uma a duas semanas antes do transplante dos morangueiros para canteiros cobertos com cobertura morta de polietileno. A pesquisa teve como objetivo analisar a eficácia no controle de ervas daninhas e a tolerância dos morangueiros aos herbicidas.

Os resultados indicaram que EPTC, fomesafen e napropamida demonstraram eficácia na supressão da tiririca, enquanto flumioxazina, fomesafen e halosulfuron mostraram eficácia na mesma direção. Infelizmente, nenhum dos herbicidas aplicados por gotejamento foi capaz de suprimir adequadamente o gerânio Carolina.

Ao analisar os danos causados aos morangueiros, os pesquisadores identificaram que o halosulfurão foi o único herbicida que provocou danos significativos. Contudo, foi constatado que não houve redução na produção total de frutos com nenhum dos herbicidas estudados, incluindo o halosulfurão.

“Nossas descobertas sugerem que herbicidas apropriados aplicados por gotejamento e administrados perto da data do transplante podem ser um componente seguro e útil no controle de ervas daninhas nas plantações de morango de inverno”, diz Nathan Boyd, professor associado da Universidade da Flórida. “A aplicação gota a gota pode aproximar os herbicidas da zona radicular das ervas daninhas para obter melhores resultados de controle, ao mesmo tempo que reduz os riscos de aplicação e as preocupações com a deriva.”