Publicado em 09/01/2024 22h12

Trigo alemão apodrece nas lavouras

As inundações dos campos têm enormes consequências para os cereais de inverno.
Por: Leonardo Gottems

Chuvas persistentes causaram grandes prejuízos aos produtores de trigo de inverno na Alemanha, e os produtores de vegetais também enfrentam dificuldades devido a campos alagados. Um artigo do analista agrícola Dr. Olaf Zinke destaca um cenário pessimista para os grãos de inverno em várias regiões produtoras de grãos do país.

“Muitos campos agora parecem lagos. Embora as chuvas estejam a diminuir e o tempo esteja a ficar muito mais frio, os campos ainda estão inundados e o trigo de inverno está a afogar-se. Os agricultores estimam os danos causados às terras aráveis em aproximadamente 300-400 euros por hectare, caso estas precisem de ser recuperadas”, comenta.

As inundações dos campos têm enormes consequências para os cereais de inverno, além disso não se pode colher beterraba ou batata. “Contudo, a principal preocupação são as perdas significativas de cereais de inverno, já plantados e apodrecendo em água congelada. Acrescente-se que, devido a um outono muito chuvoso, alguns agricultores não conseguiram plantar culturas de inverno, pois os campos estavam intransitáveis. Alternativamente, os agricultores consideraram o trigo de primavera, aveia ou milho de primavera. Ao mesmo tempo, na Alemanha o rendimento dos cereais de primavera é cerca de 20% inferior ao das culturas de inverno”, completa.

“Não só o trigo de inverno, mas também a cevada de inverno e, em parte, a colza de inverno sofreram com o alagamento em milhares de hectares, onde os solos são mais pesados. Alguns campos com batatas e beterraba sacarina não foram colhidos”, conclui a consultoria.