Publicado em 10/01/2024 20h41

Exportações agrícolas da Índia dobrarão até 2030

Elas já superam os 50 bilhões de dólares.
Por: Leonardo Gottems

O secretário do Comércio da Índia, Sunil Barthwal, anunciou na segunda-feira que as exportações agrícolas da Índia, atualmente superando os 50 bilhões de dólares, deverão dobrar até 2030, atingindo a marca de 100 bilhões de dólares. Durante o IndusFood Show 2024, a maior feira de alimentos e bebidas do Sul da Ásia, ele expressou confiança na duplicação das exportações, destacando o potencial de crescimento em setores como alimentos prontos.

Além disso, Barthwal enfatizou a necessidade da indústria focar nos requisitos das normas técnicas dos países importadores. O Ministro do Comércio e Indústria, Piyush Goyal, ao inaugurar a feira, anunciou que as exportações agrícolas deste ano fiscal ultrapassarão os 53 mil milhões de dólares do ano anterior, apesar das restrições aplicadas a certos produtos essenciais, como arroz, trigo e açúcar.

Apesar das preocupações anteriores sobre as restrições, Goyal afirmou que o país continua a superar as expectativas, e um funcionário verificou que as proibições e restrições poderiam afetar as exportações em cerca de 4 a 5 bilhões de dólares neste ano fiscal. O governo impôs proibições à exportação de trigo e arroz branco não basmati, além de restrições às exportações de açúcar.

O presidente do Conselho de Promoção Comercial da Índia, Mohit Singla, informou que mais de 1.200 expositores e mais de 7.500 compradores de cerca de 90 países participam da feira de três dias. Mais de 80 redes varejistas globais, incluindo Choithrams, Carrefour, Khimji Ramdas, Grand Hypermarket, Nesto, Mustafa, X5, Lulu, Almaya Group e Spar, também estão presentes no evento.