Publicado em 25/01/2024 16h59

35 Prêmios Nobel pedem flexibilização de OGMs

Cientistas também assinaram a carta.
Por: Leonardo Gottems

Enquanto o Parlamento Europeu se prepara para uma votação crucial sobre regulamentos de edição genética na próxima semana, parlamentares receberam uma carta aberta assinada por 35 ganhadores do Prêmio Nobel e mais de 1.000 cientistas europeus, instando-os a "rejeitar a escuridão do alarmismo anticientífico".

Em 24 de janeiro, a comissão ambiental do Parlamento Europeu votará sobre se a União Europeia (UE) deve ou não flexibilizar os regulamentos restritivos que atualmente limitam o uso das chamadas "novas técnicas genômicas" (NGT) na Europa. A Comissão Europeia propôs um novo sistema para permitir que os cientistas continuem a avançar no melhoramento de culturas usando CRISPR e outras NGTs sem violar os regulamentos altamente restritivos existentes sobre organismos geneticamente modificados (OGM).

Em outubro do ano passado, o Breakthrough Institute e a Alliance for Science do Boyce Thompson Institute publicaram um relatório alertando que uma proibição efetiva da edição genética de precisão na Europa poderia resultar em custos econômicos superiores a 3 trilhões de euros durante a próxima década. A nova carta aberta argumenta que o uso do CRISPR no melhoramento de plantas tem o potencial de reduzir significativamente o uso de pesticidas e fertilizantes na agricultura, ao mesmo tempo que aumenta a segurança alimentar por meio da criação de variedades de plantas resistentes ao clima.

A carta é assinada pelos co-inventores da tecnologia CRISPR, a bioquímica Emmanuelle Charpentier e a microbiologista Jennifer Doudna, laureadas com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2020 pelo seu trabalho pioneiro. Juntamente com outros signatários, incluindo os autores de renome mundial Steven Pinker e Peter Singer, eles afirmam: "As NGTs representam uma promessa imensa para a agricultura sustentável, melhoria da segurança alimentar e soluções médicas inovadoras. Portanto, encorajamos a colaboração com a esmagadora maioria dos agricultores e verdadeiros especialistas, em vez de ceder às pressões de lobistas anti-científicos na bolha de Bruxelas. Imploramos que votem a favor das NGTs."