Publicado em 07/02/2024 09h59

Como está o custo de produção nos EUA?

A análise do Itaú BBA destaca a importância desse cenário para os produtores.
Por: Leonardo Gottems

A produção agrícola na região norte do estado de Illinois, nos Estados Unidos, está prestes a passar por mudanças nos custos para a soja e o milho na safra 2024/25, conforme revelado na mais recente atualização do levantamento de custos de produção realizado pela Universidade de Illinois. O Itaú BBA analisou essas informações, destacando que embora haja uma tendência de queda nos custos, eles permanecerão em patamares elevados.

De acordo com o levantamento, o custo total de produção da soja está estimado em USD 812 por acre, indicando uma queda de 3% em relação à safra anterior. Este custo total é desmembrado em USD 494 por acre de custo operacional e USD 318 por acre de custo com arrendamento. No caso do milho, o custo total é projetado em USD 1.134 por acre, representando uma redução de 3,7% em comparação com a safra 2023/24. Esse valor é dividido entre USD 816 por acre de custo operacional e USD 318 por acre referente ao arrendamento.

A principal razão para a redução no custo total está relacionada às expectativas de gastos mais baixos com fertilizantes. Os preços mais baixos desse insumo para a temporada 2024/25, em comparação com as safras 2022/23 e 2023/24, estão contribuindo significativamente para a diminuição dos custos totais de produção.

A análise do Itaú BBA destaca a importância desse cenário para os produtores da região norte de Illinois. A redução nos custos pode proporcionar um alívio financeiro e melhorar a rentabilidade das operações agrícolas, considerando a constante pressão econômica enfrentada pelo setor.

Entretanto, é vital que os produtores estejam atentos a outros fatores que possam influenciar os custos, como variações nos preços de outros insumos, condições climáticas imprevisíveis e flutuações nos mercados globais. O cenário agrícola é dinâmico, e uma abordagem estratégica é fundamental para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades apresentadas.

"O preço de equilíbrio para a soja é de USD 7,26/bu para o proprietário da terra enquanto para o arrendatário, esse preço é de USD 11,94/bu. Para o milho, os preços de equilíbrio são USD 3,69/bu e USD 5,13/bu para proprietário e arrendatário, respectivamente", indica.