Publicado em 11/02/2024 14h18

Produção de trigo pode ser mantida por 200 anos

O experimento de trigo Broadbalk, iniciado em 1843, é o mais antigo em andamento no mundo.
Por: Leonardo Gottems

Um pesquisador da Estação Experimental Britânica de Rothamsted revelou que é possível manter ou aumentar a produtividade do trigo no mesmo local por quase 200 anos. A pesquisa, destacada no Advances in Agronomy, baseia-se na experiência de campo de longo prazo de Broadbalk em Rothamsted. O estudo demonstra que o uso de fertilizantes inorgânicos ou orgânicos ao longo do tempo possibilitou esse feito, mas exigiu ajustes no manejo, incluindo o controle da acidez do solo, de ervas daninhas e de doenças.

“As experiências de longo prazo são uma fonte vital de informação para avaliar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas”, afirma Paul Poulton, principal autor do artigo. “A nossa experiência demonstra claramente que as grandes manchetes dos meios de comunicação social que sugerem que só nos resta um número limitado de culturas não são verdadeiras e que mesmo gastos modestos em fertilizantes e agroquímicos podem manter rendimentos agrícolas aceitáveis.”

O experimento de trigo Broadbalk, iniciado em 1843, é o mais antigo em andamento no mundo. Dividido em 20 pistas, algumas receberam tratamentos com nitrogênio, fósforo e potássio, enquanto outras permaneceram sem tratamento como controle. Desde 1968, o experimento passou por mudanças, como a introdução de variedades de trigo de caule curto, rotação de culturas e testes com doses mais elevadas de fertilizantes.

A transição para variedades de caule curto resultou em uma duplicação na produção de cereais. Rendimentos subsequentes de trigo aumentaram com doses de nitrogênio de até 240 ou 288 kg por hectare, alcançando, em alguns anos, mais de 12 toneladas por hectare.

A aplicação prolongada de estrume ou o uso intensivo de fertilizantes azotados pode aumentar o risco de perda de compostos azotados no sistema de drenagem, conforme indicado em experimento com coleta de água de drenagem. Em áreas historicamente dedicadas a culturas arvenses, o teor de carbono orgânico no solo é baixo (cerca de 1%), mas a aplicação contínua de esterco ao longo de anos elevou os estoques de carbono em cerca de três vezes.