Publicado em 21/02/2024 13h30

Pesquisa aponta que maior infestação de pragas impactou produtividade da soja

Percevejo-marrom e mosca branca são dois dos principais inimigos da cultura agrícola mais importante do país
Por: Rafael Iglesias

Os produtores de soja enfrentaram alta infestação de pragas na safra que está sendo colhida, com importantes prejuízos na produtividade do mais importante cultivo agrícola do país. Pesquisa da consultoria Agroconsult – divulgada no podcast PodSafra –, informa aumento de 40% na infestação de percevejo-marrom e 29% de mosca branca.

A UPL, provedora global de soluções agrícolas sustentáveis, recomenda o uso de modernas tecnologias de combate à ação das pragas para evitar proteger as lavouras e evitar perdas econômicas.

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, explica que "essas pragas são potencialmente preocupantes. Elas atingem diretamente as plantas, prejudicando a qualidade das sementes e reduzindo a produtividade como um todo. Por consequência, causam perdas de até 30% na colheita de soja. Os prejuízos superam R$ 12 bilhões por ano".

Além disso, a mosca-branca libera uma substância açucarada, que cobre as folhas das plantas, criando um ambiente propício para o crescimento de fungos, que também causam graves prejuízos.

O engenheiro agrônomo Leandro Valerim, gerente de inseticidas da UPL Brasil, recomenda: "A melhor estratégia de controle é o manejo de pragas com insumos modernos, eficazes e testados cientificamente".