Publicado em 26/02/2024 09h40

Só venda a soja que for necessária

Existem dois fatores para a alta da soja, mas eles são técnicos.
Por: Leonardo Gottems

Imagem de Mariana Lazaro mari_lazaro por Pixabay

De acordo com a TF Agroeconômica, a recomendação é não vender mais soja do que o necessário para pagar as despesas. Contudo, quem optar por vender agora, ainda está tendo um certo lucro, mas que não é ainda o ideal.

“Apesar de os preços terem caído muito, eles ainda têm um pequeno lucro, ao redor de 7,89%. Então, se você tem que vender para pagar as contas, pode vender, mas reserve apenas 12% do total das suas vendas para comprar contratos futuros (nós ensinamos como se faz) e, assim, participar das eventuais altas futuras lá na frente. Com o resto você paga as contas”, comenta.

Existem dois fatores para a alta da soja, que são o aumento constante de posições vendidas dos Fundos e o Gap a $ 1.300. “Contudo, é preciso saber que estes são dois fatores técnicos que tem um peso menor do que qualquer fator fundamental. Não estamos vendo nenhum fator fundamental positivo, neste momento, a não ser a possibilidade de quebra de safra americana lá na frente, o que é totalmente incerto. Eventualmente,aumento na demanda interna no Brasil com o aumento do uso de óleo de soja para biocombustível, no segundo semestre”, comenta.

Para a baixa, se destacam as vendas inferiores dos EUA, a fraca demanda chinesa, a grande concorrência do Brasil e a melhora das condições na Argentina. “Segundo o Departamento de Agricultura do país (USDA), exportadores venderam 55,9 mil toneladas de soja da safra 2023/24, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 15 de fevereiro. O volume, o mais baixo registrado no ano comercial, representa queda de 84% ante a semana anterior e em relação à média das quatro semanas anteriores”, indica.

“A condição das lavouras de soja na Argentina melhorou levemente na última semana, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires na quinta-feira, em relatório semanal. Segundo o documento, 83% da safra apresentava condição entre normal e excelente, ante 81% na semana anterior”, conclui.