Publicado em 28/02/2024 07h35

Alguns estados registraram altas para a soja

Enquanto isso, os preços seguem caindo no Paraná.
Por: Leonardo Gottems

O mercado da soja do estado do Rio Grande do Sul teve um dia de valorização, mas o panorama segue o mesmo, segundo informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “É consenso no mercado local que, ao menos antes de colher, o produtor não venderá nestes preços atuais, prefere pagar para ver. No estado, uma única indicação de comprador disponível no porto, na casa de R$ 118,00 sobre rodas entrega imediata e pagamento 27/03/2024”, comenta.

Preços marcam manutenção em Santa Catarina, onde os negócios seguem na mesma. “Assim como os demais estados, as negociações estão paradas em Santa Catarina, o cenário segue se repetindo, com a tendência de desvalorizações sendo mantida em um cenário semanal. Atualmente, mostra-se cotações diversas de regiões diferentes de SFS, isso porque o mercado está tão parado que muitas vezes nem temos ofertas do porto, algo que pode ser observado pela queda dos fretes em níveis que passam 5%”, completa.

Enquanto isso, os preços seguem caindo no Paraná. “O mercado segue pendendo para baixo no âmbito internacional, isso é indiscutível. Havia sido demarcado também, no relatório anterior, o fato de que o mercado reage de forma exagerada a condições que podem rapidamente mudar. Ontem ouvimos que o mercado devia se valorizar, pois se esperava melhora no clima Argentino, hoje vemos o oposto em um espaço de menos de 24 horas”, indica.

Pouco se vê em movimentos de preços no Mato Grosso do Sul. “Da mesma forma como foi visto nas demais regiões, não ocorreram movimentos em termos de negociações. No entanto, foi possível notar melhora nos preços, ainda alinhado com o que havia sido discutido ontem, mas que já mudou e deve ser refletido no mercado amanhã, que é o panorama climático argentino”, informa.

Da mesma forma como visto nas demais posições, os negócios seguem parados por mais um dia no Mato Grosso. “No mercado de hoje vimos algumas altas motivadas por uma cobertura de posições vendidas, isso no começo do pregão da tarde se manteve, mas já havia começado a perder potência com a aproximação do fechamento”, conclui.