Publicado em 01/03/2024 13h45

Grunner assina contrato de doação de terreno e oficializa o início da construção da segunda expansão

Expansão da empresa, que continua operando também em Lençóis Paulista, dará suporte ao crescimento da marca, além da contribuição para o desenvolvimento da região
Por: Assessoria de Imprensa

A assinatura de doação de terreno em Macatuba, interior de São Paulo, para a Grunner, indústria de Smart Machines para o setor agrícola, na manhã da sexta-feira, 1º de março, oficializa o início da construção da segunda expansão da empresa. A nova unidade em Macatuba dará suporte ao crescimento da marca, além da sua contribuição para o desenvolvimento da região.

Mesmo com esta expansão, a Grunner e a Central de Atendimento de Pós-venda continuam operando em Lençóis Paulista (SP), onde está instalada desde o início das atividades há cinco anos.

O terreno para a construção das instalações da nova unidade da Grunner em Macatuba foi doado pela Prefeitura, com respaldo da legislação municipal. A assinatura oficial do contrato de doação foi no Rotary Club da cidade, com a presença de autoridades municipais e da região, como o prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, além de empresários e representantes de entidades regionais.

Para o fundador da Grunner, Mateus Belei, a nova unidade da empresa em Macatuba é parte de um plano de crescimento da marca, com a perspectiva de expansão da sua rede de concessionárias nos principais Estados canavieiros. “A Grunner quer ampliar as suas estruturas de forma sólida. Estamos investindo em tecnologia e engenharia para trilhar um caminho que vem sendo traçado desde o nosso início: o deixar um legado, uma história para a nossa região”, afirmou Belei.  

Em seu discurso, o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, salientou que o desenvolvimento econômico da região é fruto de um trabalho em parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “Neste sentido, a chegada da Grunner em Macatuba vai representar um salto de desenvolvimento de 10 anos para o município. Considero como um segundo marco para a nossa história. O primeiro deles foi a transição do café para a cana e, agora, a segunda transição: a tecnológica”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Mendes, ressaltou o esforço da casa legislativa em aprovar, com prioridade, o projeto de Lei que outorgou a chegada da Grunner em Macatuba. “A urgência da aprovação foi, antes de tudo, o nosso compromisso com a população”, comentou Mendes.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade, Marilda Aparecida Ferreira, a população já tem recebido cursos de capacitação profissional, elevando a qualidade de vida das pessoas. “Nossos esforços têm sido qualificar nossa mão de obra por meio de parcerias com entidades educacionais e universidades”, disse.  

Desenvolvimento da região e de pessoas

De acordo com o CEO da Grunner, Denis Arroyo, a nova unidade da empresa em Macatuba triplicará a sua capacidade produtiva, envolverá investimentos da ordem de R$ 13 milhões e vai gerar mais de 50 novos postos de trabalho. A expectativa de Arroyo é que a instalação da nova unidade esteja finalizada em até dois anos. Localizada às margens da Rodovia Osni Mateus (SP-261), em uma área de 45 mil metros quadrados, a nova estrutura agregará mais valor aos produtos de inovação e inteligência da Grunner.

“Longevidade precisa de história. E nós, da Grunner, temos construído nossa história e com um olhar no futuro. Sem promessas, mas com trabalho diário que envolve, principalmente, pessoas da nossa região. No mês em que comemoramos 5 anos de fundação, podemos começar a falar que a Grunner é uma empresa de Lençóis Paulista e Macatuba”, comentou.

História feita por pessoas foi ressaltada pela gerente de Competitividade dos Municípios e Promoção para Exportação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, Elisabete Donato. “É bonito perceber esta parceria entre o poder público e privado, que se preocupa com o legado em educação para as próprias pessoas da região, dos cidadãos que constroem o dia a dia das cidades, e que devem ser valorizados como o que está sendo feito neste processo de expansão da Grunner”.

Sobre a Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a dupla adaptou um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate as emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes-Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.