Publicado em 07/03/2024 14h00

Benefícios ESG nas Smart Machines Grunner são apresentados em painel sobre sustentabilidade no Santander DATAGRO

Tecnologia das máquinas inteligentes da empresa aumenta a produtividade de tonelada por hectare; em cinco anos, agricultores deixaram de usar 600 milhões de litros de óleo diesel, equivalente a 150 mil árvores plantadas
Por: Assessoria de Imprensa

As Smart Machines Grunner como ferramentas de benefícios ESG. Esta foi a tônica do painel “Sustentabilidade e Certificação ESG”, apresentado no primeiro dia do 8º Santander DATAGRO Abertura de Cana, Açúcar e Etanol, um dos principais eventos do setor sucroenergético, realizado em Ribeirão Preto (SP).

Participando do painel, o gerente comercial da Grunner, André do Amaral, abriu sua apresentação afirmando: “Os pilares ESG são parte do DNA Grunner”. Todas as soluções das máquinas inteligentes da empresa respeitam os conceitos Ambiental, Social e Governança – do plantio à colheita.

De acordo com Amaral, por meio de suas máquinas agrícolas, a companhia tem conseguido garantir a redução da emissão de gases de efeito estufa e a diminuição do consumo de diesel na colheita dos canaviais em até 50%.

“Em números, nestes cinco anos de frota Grunner, os produtores deixaram de usar um total de 600 milhões de litros de óleo diesel, impactando na descarbonização da cadeia em uma equivalência de 150 mil árvores plantadas”, destacou Amaral.

Ainda segundo o gerente comercial, as máquinas inteligentes Grunner aumentam em até 30% a produtividade nas lavouras, mitigando os efeitos do pisoteio da linha de cana, além da redução de custos operacionais, que podem variar entre R$ 2,50 a R$ 3,00 por tonelada de cana.  

Segurança e bem-estar do operador

Durante o painel, Amaral enfatizou que as máquinas Grunner também garantem maior qualidade de vida e bem-estar para os operadores. Por exemplo, os equipamentos contam com cinco níveis de amortecimento no banco, proporcionando duas vezes mais conforto em relação a frotas tradicionais.

Além disso, evidências apontam que as Smart Machines Grunner reduzem em 50% os ruídos dentro das cabines. “O impacto das nossas máquinas não é apenas na produtividade dos canaviais, mas também nas pessoas envolvidas em todo o processo produtivo”, finalizou.

Sobre a Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a dupla adaptou um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate as emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes-Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.