Publicado em 25/03/2024 13h35

Chuvas interrrompem colheita de soja no Brasil

Interrupção, somada às preocupações com a produtividade nacional, que pode ser afetada em algumas praças.
Por: Agrolink

Na última semana, as intensas chuvas que atingiram as regiões Sul e Sudeste do Brasil interromperam pontualmente a colheita de soja, gerando preocupações entre os agricultores. Essa interrupção, somada às preocupações com a produtividade nacional, que pode ser afetada em algumas praças, deixou os sojicultores cautelosos nas novas negociações no mercado interno.

De acordo com pesquisadores do Cepea, embora tenha havido um interesse crescente por parte dos agentes em comercializar para o mercado externo, a liquidez foi limitada devido à baixa disponibilidade de espaço nos portos brasileiros. Esta situação pode impactar as exportações brasileiras de soja, afetando não apenas o mercado interno, mas também as transações comerciais internacionais.

Além disso, na Argentina, outro importante fornecedor global de soja e seus derivados, a escassez hídrica durante o período de desenvolvimento do grão, seguida pelo excesso de chuvas recentes, levanta preocupações quanto à qualidade das lavouras. Esses eventos climáticos adversos podem reduzir a produção e a qualidade dos cultivos argentinos, o que poderia influenciar ainda mais o mercado internacional de soja.

Em resposta a esses acontecimentos, os prêmios de exportação de soja no Brasil registraram aumento na última semana, o que por sua vez contribuiu para a alta nas cotações domésticas. Essas oscilações nos preços refletem a complexidade e a sensibilidade do mercado agrícola às condições climáticas e aos eventos globais.