Publicado em 25/03/2024 15h15

Plantio de soja da China diminuirá

Espera-se que a produção de soja do país receba um impulso nos próximos anos.
Por: Leonardo Gottems

Preços internos mais baixos, altos estoques do ano anterior e melhores margens para o milho deverão reduzir a área plantada de soja na China para o ano de comercialização de 2024-25, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA.

O relatório, divulgado em 20 de março, afirma que a área plantada de soja na China deverá diminuir de 10,05 milhões de hectares em 2023-24 para 9,95 milhões de hectares na próxima campanha comercial. Como resultado, a produção deverá cair ligeiramente de 19,7 milhões de toneladas para 19,6 milhões, disse a FAS.

Espera-se que a produção de soja do país receba um impulso nos próximos anos, à medida que o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais continua a expandir a área plantada de milho e soja geneticamente modificados (GM). Embora ainda não tenham atingido o status de cultivo comercial completo, 37 variedades de milho geneticamente modificado e 14 variedades de soja geneticamente modificada são elegíveis para plantio em áreas aprovadas, e 26 licenças de produção e operação de sementes de milho e soja foram emitidas.

O governo chinês fez do aumento da autossuficiência em grãos e sementes oleaginosas uma prioridade máxima, mas ainda é, de longe, o maior importador mundial de soja. A FAS prevê uma ingestão de 103 milhões de toneladas em 2024-25, inalterada em relação ao ano anterior.

"O aumento da inclusão de farinha de soja devido às vantagens de preço, à procura estável no setor avícola e ao aumento da procura na aquicultura deverá compensar a procura mais fraca no setor suíno devido à previsão de declínio da produção em 2023-24 e 2024-25", disse a FAS.

O consumo interno de soja, que aumentou quase 50% nos últimos 10 anos na China, deverá atingir um recorde de 120,8 milhões de toneladas em 2024-25, de acordo com a FAS.