Publicado em 02/04/2024 14h40

Simpósio Incubação e Qualidade de Pintos será realizado em Uberlândia (MG)

Evento, que irá ocorrer entre os dias 21 e 22 de maio, integra o projeto "FACTA na Estrada"
Por: Assessoria de Imprensa

O Simpósio de Incubação e Qualidade de Pintos, organizado pela FACTA, marcará presença na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, nos dias 21 e 22 de maio de 2024, abordando temas cruciais para o setor avícola. A escolha da cidade não foi aleatória, mas sim estratégica, como destacou o presidente da FACTA, Ariel Mendes.

“Uberlândia, conhecida como uma região de concentração genética e de produtores de pintos de um dia, oferece uma localização privilegiada, facilitando o envio desses animais para diversas regiões do País”, enfatiza Mendes. A escolha de Uberlândia levou em consideração não apenas a densidade do setor avícola, mas também a praticidade para os participantes, a proximidade das empresas e a possibilidade de deslocamento foram determinantes na decisão.

O diretor administrativo da FACTA e coordenador do Simpósio de Incubação, Anselmo Micheletti, ressalta a importância crescente da qualidade de pintinhos de um dia. “Com a constante busca por melhores performances e redução no tempo de vida das aves, a qualidade inicial torna-se crucial para o sucesso da produção avícola”.

Para atender a essa demanda e preencher lacunas de conhecimento, a FACTA tem desenvolvido cursos e eventos focados em incubação, obtendo sempre uma resposta positiva da comunidade técnica. “A área de incubação é reconhecida como carente de profissionais especializados, tornando esses eventos não apenas oportunidades de atualização, mas também de formação de novos talentos”, frisa Micheletti.

Programação explora tópicos importantes para a avicultura

Durante o Simpósio de Incubação e Qualidade de Pintos, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar em uma variedade de temas fundamentais para o setor avícola. Um dos pontos de discussão será a otimização da janela de nascimento e seus impactos na qualidade e desempenho das aves adultas. Os especialistas compartilharão insights sobre como aperfeiçoar esse processo para garantir melhores resultados na produção avícola.

Além disso, a limpeza, desinfecção e controle da contaminação no incubatório serão abordados em detalhes. Os participantes aprenderão sobre as melhores práticas para manter um ambiente higiênico e seguro para o desenvolvimento dos pintinhos.

A medição da qualidade final das aves de um dia também será um tema de destaque. Os especialistas discutirão as metodologias mais eficazes para avaliar a qualidade dos pintinhos logo após o nascimento, visando garantir um bom começo para esses animais.

Outro tópico importante será a produção de aves com qualidade, em conformidade com as regras de bem-estar animal, desde o nascimento até o descarte. Os participantes serão orientados sobre como atender a esses requisitos, garantindo o bem-estar das aves ao longo de todo o processo de produção.

A sexagem in ovo também será discutida durante o simpósio, com uma atualização sobre as técnicas mais recentes e sua aplicação prática na indústria avícola, assim como os processos de vacinação em incubação, incluindo a monitoria e avaliação da qualidade das vacinas.

Por fim, os sistemas de automação em incubatórios serão examinados, destacando as possibilidades atuais e as tendências futuras. Os especialistas compartilharão informações sobre como esses sistemas podem impactar a qualidade das aves e otimizar os processos de produção.

Serviço

Simpósio Incubação e Qualidade de Pintos

Data: 21 e 22 de maio de 2024

Local: Uberlândia (MG)

Em breve mais informação: https://eventos.facta.org.br/