Publicado em 04/04/2024 13h54

Empresas anunciam parceria para oferecer biossolução nutricional a bovinos de corte e leite

Produto é um suplemento probiótico composto pelas bactérias Bacillus licheniformis e Bacillus subtilis.
Por: Fernanda Souza

A Phibro Saúde Animal, uma das mais importantes indústrias de saúde e nutrição animal do mundo, firmou parceria com a Novonesis – empresa global de biossoluções – para disponibilizar um suplemento probiótico para a pecuária brasileira. Desenvolvido pela Novonesis, Bovacillus™ será comercializado exclusivamente pela Phibro no país, potencializando o desempenho de bovinos de corte e de leite.

"Nossa história em conjunto com a Novonesis não é recente e já existia em outros setores. Ampliamos essa parceria para a pecuária de corte e de leite. Assim, mais uma vez a Phibro está levando aos produtores uma solução inovadora e fundamentada na ciência, permitindo o aumento da oferta de proteínas de qualidade", afirma o country manager da Phibro no Brasil, Mauricio Graziani.

Bovacillus™ é um suplemento probiótico composto pelas bactérias Bacillus licheniformis e Bacillus subtilis. Arquimedes Junior, gerente de negócios para gado da Phibro Saúde Animal, explica que "diversos estudos demonstraram que essas cepas sobrevivem ao tratamento térmico e permanecem viáveis, tornando o probiótico ideal para suplementar os animais a campo. Os esporos do Bovacillus™ resistem às temperaturas necessárias para produção de blocos e pellets, por exemplo, o que é essencial para o sucesso do manejo nutricional".

Alberto Inoue, Head da unidade de saúde e nutrição animal para América Latina da Novonesis, salienta que "Bovacillus™ é uma solução eficaz com resultados consistentes no desempenho de ruminantes. Sendo um suplemento probiótico natural desenvolvido para melhorar a saúde gastrointestinal dos animais, o Bovacillus contribui para uma microbiota equilibrada e um rebanho mais saudável e produtivo. Um benefício adicional é a ótima resiliência do produto, comprovada por estudos de estabilidade onde os esporos de Bovacillus permaneceram viáveis e sem variações significativas mesmo após armazenados por dois anos."

A suplementação com Bovacillus™ apoia as funções normais do intestino – especificamente digestão, absorção, barreira e funções imunológicas –, ajudando os bovinos a se manter saudáveis e crescer de maneira desejada. "Além de ser uma solução inovadora, o produto reforça nosso comprometimento com uma pecuária responsável, que cada vez mais se apoia em soluções naturais para a manutenção da produtividade dos rebanhos", finaliza Mauricio Graziani.

Em bovinos de corte, Bovacillus™ melhora a saúde e o desempenho em momentos de estresse, oferecendo proteção contra patógenos e promovendo maior eficiência alimentar, o que contribui para operações pecuárias mais rentáveis e sustentáveis. Para bovinos leiteiros, a suplementação diária aumenta a produção e o teor de gordura do leite. Além disso, as cepas presentes na biossolução produzem compostos antimicrobianos que inibem o crescimento de bactérias patogênicas e enzimas que degradam os nutrientes alimentares.

A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. A empresa é uma das pioneiras no agronegócio a divulgar relatório completo de ações sobre responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), dando transparência à sua atuação nesse campo em nível global.

A Novonesis é uma empresa global que lidera a era das biossoluções. Ao alavancar o poder da microbiologia com a ciência, transformamos a maneira como o mundo produz, consome e vive. Em mais de 30 setores, nossas biossoluções já estão criando valor para milhares de clientes e beneficiando o planeta. Nossos 10.000 funcionários em todo o mundo trabalham em estreita colaboração com nossos parceiros e clientes para transformar os negócios com a biologia.