Publicado em 04/04/2024 13h40

Software de gestão facilita vida do produtor de leite na hora do imposto de renda

Ideagri, solução desenvolvida pela Rúmina, gera indicadores de forma simples e prática, possibilitando uma gestão cada vez mais assertiva
Por: Assessoria de Imprensa

Muito além da produtividade do rebanho e da qualidade do leite, a pecuária leiteira reúne um complexo número de informações zootécnicas, econômicas e financeiras que, quando alinhadas, resultam no fortalecimento do negócio, como prova a história da Fazenda Xapetuba, de Uberlândia (MG). O software de gestão Ideagri, implantado há mais de 10 anos, tem auxiliado a propriedade mineira na tomada de decisões e otimizado o tempo do produtor com questões burocráticas, como a declaração de imposto de renda. 

Criado pela Rúmina, empresa com o objetivo de simplificar a adoção de tecnologias pelos produtores, o Ideagri é simples e prático ao gerar indicadores e análises avançadas, como exemplifica a gestora da propriedade, Gabriela Bianchi Silveira. “Com o Ideagri é possível entender, com exatidão, todos os diferentes gargalos que podem interferir no resultado de cada mês. Por exemplo: ele nos possibilita ter acesso a um fluxo de caixa diário e, consequentemente, uma tomada de decisão mais assertiva, principalmente em relação aos preços dos insumos, com uma visão cada vez mais ampla do cenário atual”, afirma a profissional. 

Para um setor tão volátil, como a bovinocultura de leite, é muito importante essa praticidade, como reforça Gabriela. “Não sabemos como o mercado vai se comportar, no entanto, com essas informações, fechamos os meses e, assim, analisamos situações emergentes, como por exemplo gastos com mastite”, destaca, ao ponderar que, se este for o caso, prontamente a equipe entra em contato com o gerente da fazenda e, se preciso, também com o consultor externo, para entender o que se pode fazer, melhorando e otimizando a situação.

Para além dessas funcionalidades, a ferramenta também auxilia o produtor em pedidos ainda mais específicos, uma vez que também facilita na elaboração de documentos para declaração de imposto de renda. Essa função, como pontua Gabriela, sempre demandou muito tempo: “Desenvolvíamos uma planilha a mão, com todas as receitas e enviávamos para o contador, que incluía tudo dentro de um outro sistema”, comenta.

Hoje, com o uso do Ideagri, ela diz que só é preciso realizar conferências, analisando se tudo tem nota fiscal, ou não, e se está associado aos nomes corretos. “No encerramento de ano, exportamos um arquivo completo do software, direto para contador que, agora, só repassa para a receita. Assim, poupamos muito tempo”, comemora. 

Essa facilitação, para o especialista em Pecuária Inovadora da Rúmina, Eduardo Pinheiro, reforça um fator que deve estar sempre em destaque dentro das propriedades: “nenhuma atividade sem saúde financeira se sustenta”, o que exige coesão, praticidade e velocidade.  

“Em uma fazenda acontecem mil coisas ao mesmo tempo e há inúmeros indicadores para serem levantados, mas com a Ideagri conseguimos listar as principais emergências e iniciar, o mais rápido possível, a tratativa necessária”, frisa o profissional. 

Em contínua evolução, o software ganhou uma nova versão em 2023, ainda mais veloz e que oferece integrações com outros sistemas e dispositivos em uma interface moderna e intuitiva, seguindo há 16 anos as demandas de mercado e a evolução da pecuária leiteira.  Desenvolvido no Brasil, ele é líder no mercado nacional, sendo o mais completo e o único a oferecer um benchmarking, chamado RúmiScore - uma análise comparativa dos melhores resultados e práticas estratégicas aplicadas nas propriedades. A solução está presente em mais de 6 mil fazendas, incluindo boa parte das 100 maiores do país segundo o Ranking MilkPoint.

Sobre a Rúmina

A Rúmina é uma empresa de soluções inovadoras para a pecuária no Brasil e América Latina, com foco em apoiar os produtores de hoje a se tornarem os produtores do futuro: mais produtivos e sustentáveis. Por meio de tecnologia, transforma dados das fazendas em uma experiência digital inteligente, que apoia o produtor e empodera a cadeia a tomar decisões mais seguras dentro do negócio.

Engloba as marcas Ideagri, líder em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite; OnFarm, solução digital que ajuda na saúde do úbere; RúmiCorte, solução de tomada de decisão para pecuária de corte; RúmiCash, fintech voltada à cadeia do leite; RúmiTank, tecnologia com base em sensores para monitoramento em tempo real do funcionamento do tanque de leite e o RúmiScore, o maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil.

Mais informações: www.rumina.com.br