Publicado em 11/04/2024 13h20

Acadian Plant Health adere ao ‘4 por 1.000’, ação da Agenda Lima-Paris para aumentar sequestro de carbono pelo solo agrícola

O plano tem a meta de aumentar em 0,4% a presença de carbono nos solos agrícolas, com base no estoque atual.
Por: Fernanda Souza

A Acadian Plant Health (APH) – empresa canadense com mais de 40 anos no mercado global que oferece soluções inovadoras sob patente, com foco na sustentabilidade e na agricultura regenerativa – anuncia sua integração ao grupo de companhias que apoiam a iniciativa “4 por 1.000”. Lançada na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-21) como parte da Agenda de Ação Lima-Paris (LPAA), o plano tem a meta de aumentar em 0,4% a presença de carbono nos solos agrícolas, com base no estoque atual.

“O ‘4 por 1.000’ visa demonstrar que a agricultura, em particular os solos agrícolas, podem desempenhar papel crucial na segurança alimentar e nas alterações climáticas. Isso porque o sequestro de carbono pelo solo possibilita não apenas a diminuição desse gás de efeito estufa na atmosfera, mas também a formação de matéria orgânica e a fertilidade, promovendo a retenção de água, reduzindo a erosão e aumentando a resiliência das plantas às mudanças climáticas. Isso está em linha com o que a Acadian tem feito desde sua fundação. A preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente faz parte do DNA da empresa e por isso é tão importante fazer parte de uma ação internacional como essa”, afirma Gustavo Gonella, diretor de marketing da Acadian para a América do Sul.

A iniciativa internacional "4 por 1.000" surgiu com o intuito de melhorar o teor de matéria orgânica e fomentar o sequestro de carbono nos solos, por meio da implementação de práticas agrícolas adaptadas às condições locais, ambientais e sociais econômicas, como proposto sobretudo pela agroecologia, a agricultura de conservação e o manejo das paisagens. Uma taxa de crescimento anual do estoque de carbono nos solos de 4 por 1.000 permite frear o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

“Essa iniciativa engaja os atores em uma transição rumo à agricultura altamente produtiva e resiliente, alicerçada em um manejo adaptado das terras e dos solos, criadora de empregos e de renda, e, portanto, geradora de desenvolvimento sustentável”, completa Gustavo.

Como parte do ‘4 por 1.000’ os signatários assumem o compromisso de implementar práticas que permitem manter ou melhorar o próprio teor de carbono ou preservar os solos ricos em carbono. Cada participante se compromete com um objetivo, calendário, recursos e um ou vários tipos de ações, desde o manejo do estoque de carbono dos solos até outras medidas de acompanhamento, como os seguros baseados em índices meteorológicos, a agrossilvicultura e os pagamentos por serviços ecossistêmicos.

“A incorporação de nossas soluções bioativadoras em seus insumos agrícolas pode ajuda-lo a adotar métodos de agricultura regenerativa sem sacrificar a produtividade e de uma forma econômica. Melhorar a nutrição vegetal e a saúde do solo, que são fundamentais para qualquer sistema agroalimentar regenerativo e sustentável, é o caminho para atingir este objetivo”, finaliza Gonella.

A Acadian Plant Health (APH), fundada em 1981 no Canadá, é a maior empresa independente de colheita, cultivo e extração de plantas marinhas do mundo, além de líder internacional em soluções biológicas sustentáveis baseadas em ciência para cultivos de alto valor, bem como para cultivos em larga escala. A empresa está comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores patenteados, com foco em sustentabilidade e agricultura regenerativa. Com atuação em mais de 80 países e cerca de 400 colaboradores no mundo, a APH se dedica a pesquisas com Ascophyllum nodosum, alga marinha que deu origem a seus bioestimulantes.