Defensivos biológicos unem sustentabilidade e produtividade para a soja mesmo em período de desafios climáticos
Publicado em 09/01/2025 16h42

Defensivos biológicos unem sustentabilidade e produtividade para a soja mesmo em período de desafios climáticos

Enquanto controlam pragas e doenças da cultura, bioinsumos não agridem o meio ambiente e contribuem para a produção sustentável.
Por: Irvin Dias

Foto: Shutterstock

A soja, assim como outras culturas agrícolas, enfrenta crescentes desafios sanitários devido às mudanças climáticas, como períodos de seca, chuvas intensas fora de época e aumento da temperatura média. Essas condições impactam o ciclo produtivo, dificultando o manejo das lavouras e favorecendo a ação de pragas e doenças, como explica Luiz Marcandalli, gerente Nacional de Marketing da Rainbow.

Diante desse cenário, os agricultores precisam buscar soluções modernas para a manutenção da saúde das lavouras. O manejo integrado, que inclui o uso de soluções biológicas, surge como uma ferramenta essencial, protegendo a lavoura, regenerando o solo e fortificando a microbiota natural de forma sustentável. A adoção dessa prática tem crescido, com dados da FarmTrak Bioinsumos mostrando que 33% da safra 2022/23 de soja brasileira utilizou bioinsumos no manejo.

Para Marcandalli, o uso de soluções biológicas oferece diversos benefícios, incluindo a mitigação dos impactos climáticos nas culturas e a preservação ambiental. "Essa abordagem combina práticas agrícolas sustentáveis por meio do uso de microrganismos que atuam de maneira benéfica para as plantas. Dessa forma, mesmo diante de inúmeros desafios, conseguimos reduzir os impactos externos para o cultivo da nossa mais importante commodity", afirma.

Com o objetivo de contribuir para o sucesso da agricultura sustentável no Brasil, a Rainbow lançou sua divisão Rainbow Bio, que oferece biossoluções modernas para aplicação foliar ou no solo. Destaque para os produtos Besroute, Besular, Searent e Searoot. Besroute é um fertilizante orgânico simples de torta vegetal de soja classe A, que carrega nitrogênio de carbono. Besular é um fertilizante organomineral. Searent é um fertilizante organomineral com alta concentração de potássio K2O. E Searoot é um fertilizante orgânico organomineral com alta concentração de carbono e potássio.

A Rainbow Bio planeja ampliar seu portfólio no próximo ano, com novos registros e expansão da atuação no segmento. "Braço de soluções em biológicos da Rainbow Agro, Rainbow Bio tem o compromisso de oferecer as melhores soluções para os produtores brasileiros enfrentarem os desafios climáticos da agricultura", finaliza Marcandalli.