Ataques da Cigarrinha no início da Safrinha demandam estratégias de controle efetivas
Publicado em 24/02/2025 17h16

Ataques da Cigarrinha no início da Safrinha demandam estratégias de controle efetivas

Companhia alerta para a importância do controle da fase ninfa para o sucesso da lavoura de milho
Por: Wisley Torales

O engenheiro agrônomo José de Freitas, da Sipcam Nichino Brasil, adverte para o crescente ataque da cigarrinha-do-milho (Daubulus maidis) em diversas regiões do país, marcando o início desafiador da safrinha. Segundo o especialista, estudos da companhia, em colaboração com consultores e pesquisadores, demonstram que o controle efetivo dessa praga requer uma nova abordagem dos produtores em relação aos mecanismos de manejo disponíveis.

Freitas enfatiza que experimentos comprovam que o controle da ninfa da cigarrinha é crucial para quebrar o ciclo da praga e garantir uma produção mais eficiente. Essa conclusão é resultado de quase 80 estudos de campo, envolvendo 24 consultorias, institutos de pesquisa e universidades de renome, como a Unesp de Botucatu.

Esses estudos, explica Freitas, foram a base para o lançamento do inseticida Fiera® pela Sipcam Nichino no ano passado, um produto que já se destaca no mercado. A inovação reside na mudança de foco do manejo, priorizando o controle das ninfas, algo que antes não recebia a devida atenção.

"O manejo da ninfa, até pouco tempo atrás, não era prioridade nos tratamentos voltados à cigarrinha-do-milho. Estes visavam somente à fase adulta do inseto, sem focar, portanto, na quebra do ciclo da praga", diz Freitas. “Oferecemos hoje ao mercado um novo olhar técnico, visando o controle de todas as fases jovens da praga. A pesquisa demonstrou a relevância exercida pelas ninfas no processo de disseminação da contaminação do milho por vírus e molicutes.”

De acordo com o agrônomo, o Fiera® é um inseticida fisiológico, seletivo e regulador de crescimento de insetos. Os ensaios realizados indicaram um controle de ninfas da Daubulus maidis entre 95% e 100%. Além disso, o inseticida afeta a fertilidade e fecundidade das fêmeas adultas da cigarrinha, bem como a mosca branca e o psilídeo, reduzindo a postura de ovos, a eclosão e a viabilidade reprodutiva.

Freitas destaca que a solução reduz as populações de novas gerações ao interromper o ciclo da praga. O inseticida possui ação de contato e vapor, afetando rapidamente todos os estágios de vida da Daubulus maidis. O Fiera® contém o ingrediente ativo Buprofezina 250 (SC), desenvolvido pela Nichino no Japão.

A Sipcam Nichino, fundada em 1979, é uma união entre a Sipcam, especialista em agroquímicos pós-patentes, e a Nihon Nohyaku (Nichino), a primeira empresa de agroquímicos do Japão, focada em inovação e desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Publicidade