As alterações climáticas como o excesso de chuva ou estiagem, por exemplo, impactam diretamente na fertilização do solo. Para auxiliar o produtor rural a elevar sua produção agrícola a um patamar de excelência, a Terraplant Fertilizantes desenvolve soluções completas para suprir a perda de matéria orgânica do solo.
“Nossos fertilizantes organominerais atuam de várias maneiras e tem vários benefícios. Hoje, a Terraplant tem um portfólio bastante robusto e sólido que atende às exigências de diversos tipos de culturas, desde as grandes culturas como os grãos e cereais, até culturas de hortifrúti e frutíferas em geral, indo também para a cana-de-açúcar, banana, café, que são culturas mais específicas”, explica o coordenador de pesquisa da Terraplant, Alex Becker.
Para Becker, que também é especialista em solos, um dos grandes benefícios da utilização dos organominerais, é o fornecimento de uma nutrição equilibrada e gradativa para as plantas, porque o fertilizante vai entregar de 12 a 13 nutrientes, garantindo uma nutrição completa de macro e micronutrientes essenciais para as plantas, e vai ter uma liberação desta nutrição contínua e equilibrada durante todo o ciclo produtivo da cultura.
E, além desses benefícios, a utilização dos organominerais melhora a estrutura do solo e aumenta a capacidade de retenção de água e também de nutrientes. “Ele ainda vai potencializar a vida no solo, a atividade dos micro-organismos, além de tudo isso, nós vamos estar muito ‘linkados’ na melhoria das propriedades físicas do solo onde nós vamos melhorar a questão de estruturação, melhorando a densidade, a porosidade do solo, e o enraizamento das plantas”, elucida Becker.
Os fertilizantes organominerais da Terraplant atuam nas três propriedades fundamentais do solo: física, química e biológica, com um único produto, além de reduzir a perda dos nutrientes, pois a matéria orgânica age como um condicionante do solo, diminuindo a lixiviação dos nutrientes, como o nitrogênio, por exemplo.
“Outro benefício é que nós vamos estar reduzindo os impactos ambientais porque utilizamos um resíduo da indústria avícola, que é exclusivamente a cama de aves, para desenvolver fertilizantes que vão produzir, por exemplo, milho e soja, que vão voltar para essa cadeia produtiva. Então, estamos dentro de uma agricultura circular. Com isso pode-se aumentar a produtividade, porque vai fornecer uma nutrição completa, equilibrada desses nutrientes, que potencializam esse crescimento e desenvolvimento das plantas”, explica Becker.
Com um portfólio robusto que apresenta 30 formulações, a Terraplant oferece alternativas e versatilidade para atuar em diferentes culturas e condições de solo. “Atendemos todos os tipos de sistemas produtivos, e estamos muito voltados para a prática de sustentabilidade, de agricultura regenerativa, ESG, de melhorar a eficiência do uso dos insumos agrícolas e dos fertilizantes dentro da agricultura”, enfatiza Alex Becker.
No ramo do agronegócio, cada detalhe conta na produtividade final, e, escolher o fertilizante certo impacta diretamente a produtividade e a rentabilidade da lavoura. O Miner OXI, fertilizante premium da Terraplant, foi desenvolvido para quem busca máximo aproveitamento dos nutrientes pois traz uma maior disponibilidade desses nutrientes para as plantas através da correção do pH do solo, garantindo maior rendimento por hectare, além de uma formulação seca e homogênea, que cai bem na plantadeira, facilitando a aplicação e evitando entupimentos.
“Nós buscamos muito a inovação e novas tecnologias, que foi o que a gente fez com o Miner OXI, porque a gente busca produzir um alimento mais saudável para a população, uma planta bem nutrida vai gerar um alimento consequentemente mais saudável e nutritivo”, disse Becker.
O Miner OXI da Terraplant garante uma absorção eficiente pelo solo, entregando os nutrientes de forma equilibrada e contínua, além de gerar menos perdas e trazer mais resultado, reduzindo custos e otimizando cada safra.