Cafés do Brasil: EUA lideram importações com 7,6 milhões de sacas em 2024
Publicado em 04/08/2025 10h22

Cafés do Brasil: EUA lideram importações com 7,6 milhões de sacas em 2024

Estados Unidos lideraram as importações de Cafés do Brasil em 2024, com 7,6 milhões de sacas, representando 16,5% do total exportado, em um ano de recorde para o setor.
Por: Redação

Os Estados Unidos se destacaram como o principal destino dos Cafés do Brasil no ano-cafeeiro de 2024, respondendo por 16,5% do total de 46,1 milhões de sacas exportadas pelo país. As compras norte-americanas atingiram 7,6 milhões de sacas de 60kg, consolidando a liderança no ranking dos maiores importadores.

O ano de 2024 foi um marco para as exportações de café do Brasil, registrando o maior volume já alcançado em um único ano, com a venda de 46,1 milhões de sacas de 60 kg. Esse resultado representa um expressivo crescimento de 30,6% em comparação com as 35,3 milhões de sacas exportadas em 2023.

Na comparação entre os dois anos, as importações dos Estados Unidos apresentaram um aumento significativo de 40,7%, passando de 5,4 milhões de sacas em 2023 para 7,6 milhões de sacas em 2024.

Os dados estatísticos que embasam esta análise foram extraídos do Sumário Executivo do Café – Julho 2025, estudo elaborado e divulgado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). As edições do Sumário estão disponíveis no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Além dos Estados Unidos, outros países se destacaram como importantes importadores de café brasileiro em 2024.

A Alemanha ocupa a segunda posição no ranking, com a compra de 7,3 milhões de sacas, representando 15,8% das vendas nacionais. Em seguida, está a Bélgica, que importou 4,4 milhões de sacas, após um aumento de 100% em relação a 2023. Esse volume corresponde a 9,5% das exportações brasileiras no ano.

Itália e Japão completam o top 5 dos maiores importadores de café do Brasil. A Itália importou 3,9 milhões de sacas, representando 8,5% do total, enquanto o Japão adquiriu 2,3 milhões de sacas, o que corresponde a 5% das vendas nacionais no período.

Espanha, Turquia, Holanda, Rússia, Reino Unido, Coréia do Sul, Canadá, Suécia, França e Colômbia também figuram entre os principais compradores de Cafés do Brasil no ano-cafeeiro de 2024.

O Sumário Executivo do Café – Julho 2025, elaborado pela SPA/Mapa, está disponível para consulta no site do Consórcio Pesquisa Café.

O acervo de publicações da Embrapa Café também pode ser acessado gratuitamente, com diversos arquivos disponíveis para download.

As análises e notícias da cafeicultura divulgadas pelo Observatório do Café também estão disponíveis para consulta.

Leia na íntegra o Sumário Executivo do Café – Julho 2025, elaborado pela SPA/Mapa, pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/images/stories/noticias/2021/2025/Julho/Sumario_Cafe_julho_2025.pdf 

Conheça todo o acervo de publicações da Embrapa Café e faça download gratuito dos arquivos pelo link:

https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes 

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias 

Consócio Pesquisa Café – Conheça os Atos Constitutivos do Consórcio Pesquisa Café e o seu respectivo Regimento Interno:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/atos-constitutivos-e-regimentos