Congresso Andav 2025 mostra a força e compromisso do setor de Distribuição de Insumos para a evolução do agro
Publicado em 05/08/2025 18h32

Congresso Andav 2025 mostra a força e compromisso do setor de Distribuição de Insumos para a evolução do agro

Congresso Andav segue até o dia 7 de agosto no Transamerica Expo Center, debatendo os principais temas para o desenvolvimento do mercado e apresentando novidades de 250 marcas nacionais e internacionais.
Por: Mecânica de Comunicação

O Congresso Andav 2025 reitera a força, a união e o compromisso da cadeia de Distribuição de Insumos Agropecuários com a evolução do agro brasileiro, ao reunir 250 marcas nacionais e internacionais, e 15 mil profissionais, um público altamente qualificado, formado por distribuidores, agrônomos, consultores, representantes técnicos de vendas, pesquisadores e especialistas das áreas relacionadas.

“A Andav representa, há mais de 35 anos, a distribuição de insumos agrícolas e veterinários no Brasil. São mais de 3,8 mil associados, responsáveis por gerar mais de 167 bilhões de reais em faturamento em 2024. Esses números reforçam o trabalho do distribuidor como elo estratégico do agro, viabilizando a produção, ao fornecer insumos, crédito, tecnologia, e assistência técnica”, afirmou Paulo Tiburcio, presidente executivo da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), nesta terça-feira, dia 5 de agosto, durante a solenidade de abertura do Congresso Andav, uma realização da Andav, organizado pela Zest Eventos.

Para José Hara, presidente do Conselho Diretor da Andav, o setor de Distribuição de Insumos Agropecuários é a força que leva tecnologia ao campo, conecta soluções aos produtores e impulsiona o dia a dia o campo de fora para dentro da porteira e que retorna o alimento a mesa do consumidor. “Este é o maior encontro da distribuição de insumos do mundo e vamos avançar com coragem para o desenvolvimento do nosso Brasil”, declarou.

Na avaliação de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), a Andav tem um papel fundamental na distribuição de insumos e tecnologia, que são fundamentais para o desenvolvimento do agro nacional. "Vivemos um momento complexo. Não podemos perder nossa capacidade produtiva e a diplomacia. Os resultados das cadeias produtivas são impressionantes tendo visto o desempenho da balança comercial”, acrescentou.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, celebrou o fato de o agro mineiro ter exportado mais que a atividade de mineração, em 2024. “Hoje o estado está em fase de crescimento e o Agronegócio faz parte deste avanço. Por isso, melhorias nas estradas e em licenciamento ambiental estão em curso para beneficiar quem produz com apoio técnico, financeiro e logístico", disse.

O deputado federal Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), destacou a importância do setor de distribuição de insumos para o setor e atividade agrícola. Já Alberto Amorim, secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, declarou que o governo vai seguir proporcionando melhorias para assegurar a atividade agrícola e que, em parceria com a iniciativa privada, gera conhecimento para colaborar com os produtores rurais paulistas.

COP30 no Brasil

A Plenária do Congresso Andav 2025 tem como tema central “Agroeconomia Brasileira: A Força que Transforma”, reforçando o papel estratégico do Brasil no agronegócio global e o poder transformador do setor.

O Painel de Abertura “COP30 no Brasil” contou com as participações de Eduardo Bastos, diretor executivo do Instituto de Estudos do Agronegócio da Abag, e de Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, que comentaram sobre papel da Embrapa no contexto da ciência da tropicalização e na agroeconomia brasileira e sobre os investimentos para a transição energética. A advogada Samanta Pineda, especialista em Direito Socioambiental e sócia do escritório Pineda e Krahn, foi a responsável pela moderação.