O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou nesta segunda-feira (1º) sua análise semanal, revisando para cima as projeções de Oferta e Demanda de pluma de algodão para a safra 2024/25 em Mato Grosso.
A oferta de algodão foi estimada em 3,50 milhões de toneladas, um aumento de 1,12% em relação ao relatório de agosto. O crescimento é impulsionado pela expectativa de uma maior produção. Com este resultado, o volume projetado supera em 15,14% o registrado na safra anterior.
A demanda total para o ciclo foi projetada em 2,72 milhões de toneladas, um crescimento de 0,29% em relação a agosto e de 11,25% em comparação com o ciclo passado. O aumento mensal é resultado da elevação de 23,20% na estimativa de consumo dentro do próprio Mato Grosso, reflexo da ampliação da capacidade de uma indústria de fiação instalada no estado.
A projeção de exportação foi mantida em 2,06 milhões de toneladas, um volume 12,43% superior ao observado na safra passada. As vendas para o mercado externo seguem como o principal fator de aumento da demanda no comparativo anual.
Mesmo com a expectativa de maior demanda, o estoque final da safra 2024/25 foi elevado devido ao aumento da oferta. A projeção é que o estoque alcance 780,66 mil toneladas de pluma, o maior volume de toda a série histórica.