Nitrogenados avançam e potássicos ficam estáveis
Publicado em 09/08/2026 10h00

Nitrogenados avançam e potássicos ficam estáveis

A ureia continuou sustentada pela nova licitação da Índia.
Por: Leonardo Gottems

O mercado global de fertilizantes encerrou a semana com movimentos distintos entre os principais nutrientes, em um ambiente marcado por restrições de oferta, questões geopolíticas e mudanças no ritmo da demanda. Segundo a StoneX, os nitrogenados mantiveram viés de alta, enquanto os fosfatados seguiram firmes e os potássicos permaneceram estáveis.

A ureia continuou sustentada pela nova licitação da Índia, pelas limitações de embarque no Estreito de Ormuz e pela recuperação da demanda brasileira. Ao mesmo tempo, fatores como a manutenção das cotas de exportação chinesas, a resistência dos compradores e o fim da taxa de exportação do Egito reduziram o espaço para uma valorização mais contínua.

No mercado de amônia, o movimento foi diferente. O contrato de Tampa recuou diante da demanda mais fraca e do menor consumo pela indústria de fosfatados, que enfrenta dificuldades relacionadas à oferta de enxofre. Na Europa, porém, os preços seguiram firmes diante dos custos elevados do gás natural.

Entre os fosfatados, as cotações permaneceram sustentadas pelas dúvidas sobre a retomada das exportações chinesas, pelas restrições russas de enxofre e pelos gargalos logísticos. No Brasil, a demanda continuou seletiva, enquanto o retorno do produto marroquino aos Estados Unidos contribuiu para reorganizar os fluxos internacionais.

O enxofre permaneceu como um dos pontos de maior pressão, com oferta limitada e elevada volatilidade, embora a expectativa de retomada dos volumes do Cazaquistão possa trazer algum alívio. Já os potássicos mostraram maior equilíbrio, com oferta confortável, preços estáveis e compradores sem urgência, enquanto o Sudeste Asiático e o viés de baixa no mercado chinês seguem no radar.