Publicado em 28/10/2014 08h43

Grupo Cutrale e Safra adquire Chiquita em acordo de US$ 1,3 bi

O grupo formado pela empresa de suco de laranja Cutrale e o banco Safra fecharam acordo nesta segunda-feira para adquirir a empresa norte-americana produtora de bananas Chiquita, em um negócio de 1,3 bilhão de dólares que inclui dívidas.
Por: Guillermo Parra-Bernal e Sruthi Ramakrishnan

cbanana

Pelos termos do acordo, os acionistas da Chiquita vão receber 14,50 dólares por ação em dinheiro, o que avalia a companhia em cerca de 682 milhões de dólares.

O Cutrale-Safra venceu uma batalha que durou quase três meses pelo controle da empresa da Carolina do Norte, que rejeitou três ofertas anteriores e tentou uma fusão com a irlandesa Fyffes.

A Chiquita vai tornar-se uma unidade controlada integralmente pelo Cutrale-Safra, uma vez que o negócio seja concluído, segundo um comunicado.

"Para assegurar que a Chiquita tenha a melhor e mais sustentável plataforma neste setor, a Chiquita poderá acessar a grande experiência do Cutrale-Safra em todos os aspectos da cadeia de valor de frutas e sucos e sua ampla experiência financeira", acrescentou o comunicado.

A aquisição é uma vitória para o banqueiro brasileiro de origem libanesa Joseph Safra e para o barão do suco de laranja José Luís Cutrale, que uniram forças para acrescentar a Chiquita aos seu portfólio de negócios, que já inclui laranja, maçãs, pêssego, limão e soja.

Chiquita, Fyffes, Fresh Del Monte Produce e Dole Food controlam o mercado global de bananas, avaliado em 7 bilhões de dólares anuais.

As ações da Chiquita subiram mais de 40 por cento desde 11 de agosto, quando o Cutrale-Safra tornou pública sua intenção de assumir o controle da empresa.

As ações da Chiquita fecharam em 14,16 dólares na sexta-feira.

O Cutrale-Safra também irá assumir as dívidas da Chiquita, com uma unidade do grupo Safra, o banco J. Safra Sarasin AG, ampliando a recompra de títulos de dívida emitidos pela Chiquita com vencimento em 2021.

O negócio ocorre em meio ao esforço de Safra, o banqueiro mais rico do mundo com uma fortuna de 16 bilhões de dólares, de diversificar seus investimentos além do setor bancário, financeiro e imobiliário.

Já Cutrale e sua família, que enfrentam o declínio global no consumo de suco de laranja, têm ampliado atuação em novas regiões e produtos, depois de entrarem no negócio de comercialização de grãos em anos recentes.

"Nós esperamos trabalhar com o Cutrale-Safra para garantir uma transição suave e uma transação completa o mais rápido possível", disse o presidente-executivo da Chiquita, Ed Lonergan, segundo comunicado.

A transação está sujeita à aprovação de órgãos regulares e a expectativa é que esteja concluída no início de 2015, segundo o comunicado.