Publicado em 28/10/2014 09h14

Paraná fecha setembro com salto nas exportações de frango

A abertura de novos mercados no exterior trouxe ânimo à avicultura do Paraná. De janeiro a setembro deste ano o estado exportou 937,54 mil toneladas, 13% mais em relação ao mesmo período do ano passado (830,08 mil toneladas), de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgados ontem no Workshop da Avicultura, em Foz do Iguaçu. Os negócios no mercado internacional renderam US$ 1,71 bilhão às indústrias paranaenses, 6% mais que no ano passado, quando o faturamento foi de US$ 1,61 bilhão.
Por: AgroGP

ffrango

O bom momento do setor é atribuído à necessidade da Rússia de aumentar as importações de carne de frango. O país do presidente Vladimir Putin se viu obrigado em habilitar novas plantas após criar barreiras aos mercados norte-americano e europeu, que apoiam a Ucrânia. O comércio com os russos, porém, é visto com cautela pelo setor produtivo. O país é conhecido por, sem maiores explicações, fechar as portas da noite para o dia a seus fornecedores.

O abate de aves no Paraná 6,3% nos primeiros nove meses de 2014, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar). De 1,08 bilhão o número de aves abatidas subiu para 1,15 bilhão.

Balanço

20,9 mil toneladas de frango foram exportadas pelo Brasil para a Rússia em setembro. Deste montante, 52% foram negociadas pelo Paraná, maior produtor e exportador nacional.