Publicado em 28/10/2014 10h58

Portos do Paraná fecham setembro com 35 milhões de toneladas movimentadas

Os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram, até setembro, 35,4 milhões de toneladas de produtos. O volume é pouco maior do que o registrado no mesmo período de 2013 – alta de 1%.
Por: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA)

pparana

Entre os destaques, as exportações de soja, em grão e farelo, seguem registrando alta. Ao todo, o Porto de Paranaguá exportou 7,4 milhões de toneladas de soja, o que representou alta de 5% em relação ao volume exportado no mesmo período do ano passado. E foram 4,1 milhões de toneladas de farelo – uma alta de 4% no comparativo com o mesmo período de 2013.

O números de contêineres destinados à exportação aumentou 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 283 mil TEUs movimentados, ante os 258,3 mil exportados até setembro, em 2013. 

Nos importados, os fertilizantes seguem liderando a movimentação. Foram 7,5 milhões de toneladas do produto, até setembro, o que representou alta de 5% em relação a 2013. 

A movimentação de carga geral também foi destaque. Até setembro, foram movimentadas sete milhões de toneladas de produtos, 6% a mais do movimentado no mesmo período do ano passado. 

O Porto de Paranaguá é o maior porto graneleiro da América Latina e 3º maior porto de conteineres do Brasil, perdendo só para Itajaí e Santos. O terminal exporta e importa grãos (soja, algodão, arroz e feijão, arroz, café, entre outros), fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros.